Skip to content

ULSAC acolhe campanha nacional da Ordem dos Médicos dedicada à Saúde e Bem-estar dos Médicos

No dia 5 de novembro de 2025, o Hospital do Espírito Santo de Évora da ULSAC recebeu a Campanha de Saúde e Bem-estar dos Médicos, uma iniciativa promovida pela Sub-região de Évora da Ordem dos Médicos e pelo Gabinete Regional de Apoio Médico (GNAM) da Ordem dos Médicos, com o objetivo de sensibilizar para a importância da prevenção, acompanhamento e intervenção perante situações de violência, assédio e burnout na profissão médica.

A sessão teve início com a inauguração da exposição “Saúde e Bem-Estar dos Médicos”, patente no corredor de entrada do Hospital, num momento simbólico marcado pela presença do Bastonário da Ordem dos Médicos, Dr. Carlos Cortes, que sublinhou a necessidade urgente de reforçar condições que promovam o equilíbrio emocional e físico dos profissionais de saúde. A inauguração foi seguida de um momento de convívio e visita ao espaço expositivo.

Seguiu-se uma Reunião Aberta dirigida aos médicos, centrada na reflexão e debate sobre prevenção, investigação e intervenção perante situações de violência, assédio e burnout. A sessão de abertura contou com intervenções do Presidente do Conselho de Administração da ULSAC, Engº Vitor Fialho, bem como do Presidente do Conselho Regional do Sul, Prof. Dr. Paulo Simões, culminando com a intervenção do Bastonário.

No decorrer da sessão, Dr. João Redondo, Coordenador do GNAM, apresentou a missão e estrutura do Gabinete, destacando o seu papel no apoio clínico, psicológico e social aos médicos. Seguiram-se intervenções sobre os riscos psicossociais e fenómenos de violência no contexto da atividade médica, conduzida pelo Dr. José Santos (Coordenador do Gabinete Regional de Apoio ao Médico da Região Sul), e sobre a realidade atual da saúde e bem-estar dos médicos, apresentada pela Dra. Filipa Lança, Vice-Presidente do Conselho Regional do Sul. Foi ainda partilhada a experiência de boas práticas de prevenção e suporte durante o internato, apresentada pelo Dr. Filipe Alfaiate, e as iniciativas do Gabinete Regional de Apoio ao Médico da Região Sul, pelo Dr. José Tavares, antes de um período aberto ao debate.

A sessão encerrou com as palavras dos Presidentes das Sub-regiões de Portalegre e Évora da Ordem dos Médicos, Dr. Hugo Capote e Dr. Fernando Almeida e , por fim, com a intervenção do Bastonário da Ordem dos Médicos, que reforçou a prioridade da Ordem em promover políticas institucionais que garantam condições dignas, proteção emocional e valorização dos médicos em todas as fases da carreira.

Compartilhe este artigo: