Skip to content

Montemor: Exposição da ceramista Jacira da Conceição é inaugurada este sábado

Este sábado, 18 de outubro na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo é inaugurada a nova exposição da ceramista Jacira da Conceição, com direção artística de Pedro da Conceição e curadoria de Antonia Gaeta.

‘Kabelu na Kordon’ é uma investigação visual e performativa sobre a inscrição da memória no corpo dos materiais e na persistência dos gestos. Através de uma abordagem transdisciplinar, Jacira da Conceição entrelaça cerâmica, têxteis e tinturaria natural para evocar formas de conhecimento femininas, vernaculares e históricas, com origem na ilha de Santiago, Cabo Verde.

O fio (kordon) é mais do que matéria-prima: é linha de continuidade entre tempos, territórios e corpos. A planta indigofera tinctoria, base do anil, serve como matriz cromática e simbólica para um corpo de trabalho onde a artista convoca práticas de resistência, cuidado e transmissão intergeracional. Tecidos tingidos com pigmentos naturais tornam-se paisagens de um arquivo vivo — silencioso, mas eloquente.

Este projeto, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, articula a instalação, performance e investigação, propondo uma leitura expandida da história da arte a partir do gesto feminino e da cultura material cabo-verdiana.

A exposição vai estar patente até dia 15 de novembro,  de 3ª a 6ª das  9h00 – 12h30 | 14h00 – 18h00 e sábados: 14h00 – 18h00

Compartilhe este artigo: