Skip to content

Grupo União Sport com vitória arrancada a ferros diante do Cabrela


Neste domingo, 12 de outubro, realizou-se a 3ª jornada da Liga Elite e Liga AFE do Distrital de Évora. Na Liga Elite, na 3ª jornada, no derby concelhio, o Grupo União Sport (GUS) venceu, mas não convenceu, a Casa do Povo de Cabrela por 3-2. O Escouralense, por sua vez, foi até Monte Trigo arrancar um empate 2-2, após estar a perder por 2-0.
Já na Liga AFE, na jornada deste domingo, o derby entre Cortiçadas de Lavre e Foros de Vale de Figueira terminou com nulo no marcador, de resto o Valenças perdeu por 1-0 no terreno do Alcaçovense e o Fazendas do Cortiço ganhou por 2-1 em casa com o Aguiar, com cambalhota no marcador.
Focando o jogo que a RNA acompanhou com relato, o derby entre GUS e Cabrela. O União apostou em manter o 11 da jornada passada, contudo, Rodrigo Vicente lesionou-se no treino da manhã de hoje e foi baixa para este jogo, entrando para o seu lugar Miguel Fernandes. Merece ainda nota de destaque, no União, o regresso de Filipe Maia que, após longa ausência a recuperar de lesão, pela primeira vez, esteve disponível, sentando-se no banco de suplentes. Os primeiros minutos do desafio foram sem história, com o União a ter mais bola e o Cabrela a ter muitas cautelas no processo ofensivo. Finalmente, já perto dos 25 minutos, a bola chegou com qualidade a Miguel Mangerico, mas valeu o corte do Cabrela. Nuno Brás era mero espetador, mas o Cabrela era certinho a defender. Aos 27 minutos, surgiu o primeiro pontapé de canto para o União. Pouco depois, Gualdino desequilibra e efetua passe para Catalão, mas este rematou ao lado. O Cabrela protagonizou a melhor oportunidade da 1ª parte, com Joel Silva na cara de Nuno Brás, a permitir a defesa ao capitão do União. Ao intervalo mantinha-se o nulo no marcador, num jogo sem história e fraquinho, por parte do União, que praticamente não incomodou o adversário, e a ser uma fotocópia da partida da jornada anterior. Por outro lado o Cabrela, que não lhe competia arriscar, a estar confortável na partida, sem colocar o autocarro na sua defesa e, na realidade, a ter a melhor chance para inaugurar o marcador.
No reatar do encontro, não houve substituições, em ambos os conjuntos. Aos 47 minutos, o Cabrela abriu o marcador, com Joel Silva a parar no peito e a dar de bandeja para António Bastos que, na passada, rematou para o 0-1. O União teve uma excelente reação à desvantagem e, em 2 minutos, deu a cambalhota no marcador. Aos 51 minutos, Nené empatou através de um remate de fora de área, com a bola ainda a bater na trave. Aos 53 minutos, após jogada rápida de Mangerico, Nené encostou para o 2-1, bisando no encontro. Hugo Mira foi o primeiro a mexer, aos 55 minutos, com Tchilesio Ferreira e Miguéns a renderem Joel Silva e António Bastos. Aos 66 minutos, o Cabrela fez novamente dupla alteração, com Rodrigo Cruz e Martins a entrarem para os lugares de Fadista e Diogo Nascimento. Pouco depois, o União efetuou a primeira substituição, com Marco Oliveira a entrar para a saída de Miguel Fernandes. O União tinha marcado dois golos de rajada, mas depois não conseguiu matar a partida, mantendo-se a margem mínima e o resultado em aberto. O Cabrela esteve muito perto do empate, com Seabra a cortar para canto. Na sequência desse canto, o Cabrela queixou-se de uma grande penalidade. Aos 75 minutos, o União ficou reduzido a 10 unidades, com Nené a pisar um adversário e, com isso, levou a segunda cartolina amarela. Pouco depois, no União, João Bugio foi para jogo, rendendo Miguel Mangerico. Aos 83 minutos, de bola parada, João Tomaz resolveu a partida, depois de um canto da direita, o jogador alvinegro subiu ao 1º andar e cabeceou junto ao poste esquerdo. O União esteve perto de voltar a marcar, com o guarda-redes do Cabrela a impedir Wilson Costa de ser feliz. Aos 89 minutos Roberto Carlos e Diogo Cardinhos rendem Catalão e Wilson Costa. O Cabrela não baixava os braços e tentava reduzir distâncias, quando é assinalada grande penalidade favorável à equipa forasteira. Na transformação do castigo máximo, aos 90 minutos, o capitão Luís Bicho marcou e reduziu para 3-2. O União terminava sobre brasas e com o credo na boca, com o Cabrela a lutar pelo empate, em cima da formação unionista. O jogo iria culminar com a vitória do União por 3-2, 3 pontos suados e arrancados a ferros, com a equipa treinada por Gonçalo Carapinha a não convencer, pois o União tem a obrigação de fazer muito melhor. Já o Cabrela merece forte elogio, pois demonstrou que vai, domingo após domingo, dar trabalho aos adversários e vender muito cara a derrota.

RESULTADOS:

Liga Elite>3ª jornada > 12/10
Arcoense 1-1 Juventude Évora B
At. Reguengos 3-3 Sp. Viana Alentejo
Monte Trigo 2-2 Escouralense
Grupo União Sport 3-2 GD Cabrela
Estrela FC 1-2 GD Portel
Lusit. Évora B 5-2 Redondense

Liga AFE Grupo B>3ª jornada >12/10
Alcaçovense 1-0 Valenças
GD Tourega 0-6 Santana do Campo )
Fazendas do Cortiço 2-1 Aguiar
GDS Pedrense 1-2 Arraiolense
Cortiçadense 0-0 Foros Vale Figueira

Liga AFE Grupo A> 3ª jornada >12/10
Borbense 4-1 AD Vera Cruz
Canaviais 4-0 At. Reguengos B
Corval 1-1 São Manços
Oriolenses 2-2 CF Estremoz
SB Outeiro 2-1 O Calipolense
Descansa: Bencatelense

Compartilhe este artigo: