Skip to content

Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da ULSAC assinalou o Dia Mundial da Saúde Mental

Consciente da necessidade de promover a reflexão sobre o tema da saúde mental em contexto laboral, o Departamento de Saúde Mental e Psiquiatria (DPSM) da ULSAC assinalou, a 10 de outubro, o Dia Mundial da Saúde Mental com um programa dirigido aos seus profissionais.

Ao longo da manhã foram abordados temas como a comunicação não-violenta, o estigma associado à doença mental, a valorização da saúde mental e o mindfulness. As atividades foram dinamizadas pela Dr.ª Tânia Godinho e pela Dr.ª Ana Sofia Guerra, Psicólogas Clínicas no DPSM e pela Dr.ª Teresa Reis, Psiquiatra e Coordenadora do Programa de Saúde Mental Perinatal, também do DPSM. A Palestra sobre Comunicação Não-Violenta decorreu em formato online e foi dinamizada pelo Dr. Luís Carvalho, Professor Certificado em Meditação Mindfulness.

Sofia Charro, Diretora do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental, sublinhou que “a saúde mental assume particular relevância, no contexto laboral: ambientes de trabalho saudáveis e integradores funcionam como fator de proteção, promovendo satisfação, motivação e produtividade, enquanto condições adversas aumentam o risco de adoecimento psicológico. Nesse sentido, esta ação serviu para dotar os participantes, de conhecimentos e ferramentas que os ajudem a cuidar da sua saúde mental no dia-a-dia e no trabalho.”

Compartilhe este artigo: