Skip to content

Programa de Comparticipação de Medicamentos aos Idosos Carenciados em Vendas Novas

O Município de Vendas Novas e as Juntas de Freguesia de Vendas Novas e Landeira, levam a cabo mais uma edição do Programa de Comparticipação de Medicamentos aos Idosos Carenciados do Concelho.

Susana Gonçalves, vereadora da Câmara Municipal de Vendas Novas, referiu à RNA, que “o propósito desta campanha, é dar algum apoio aos idosos mais credenciados e do Concelho. É um programa que é desenvolvido em conjunto com as Juntas de Freguesia e a Câmara Municipal, apoiando um total de 160 idosos. Este apoio este ano, excecionalmente, e aqui apenas para tentarmos ajustar o apoio anual ao ano civil, porque normalmente este programa decorria entre novembro até o outubro do ano seguinte, fazendo os 12 meses. Este ano vamos tentar ajustar aqui ao ano civil por uma questão de facilidade apenas de financiamento e irá funcionar este ano excecionalmente por 14 meses. E o valor que cada idoso poderá beneficiar durante estes 14 meses é 175 euros. Sabemos que não é muito, se calhar grande parte dos idosos acaba por gastar nos primeiros meses este valor, mas a verdade é que realmente acaba por ser uma ajuda e temos sempre muitas candidaturas para estes apoios e é uma mais-valia para esta população”.

“Este programa contempla uma candidatura a este apoio, onde os idosos podem entregar os documentos que são de sua identificação, cartão de cidadão, um talão da farmácia ou uma declaração da farmácia com a média do valor que costumam gastar por mês, alguns idosos têm uma medicação certa por mês e é fácil conseguir perceber qual é que é o valor gasto mensalmente em medicamentos. E depois apresentar os seus rendimentos e as suas despesas”, rematou.

Este apoio destina-se a uma faixa etária particularmente vulnerável, que enfrenta elevados encargos com medicação essencial ao seu bem-estar e que não pode ser dispensada. Ao contribuir para aliviar estes custos, as autarquias ajudam a garantir que os idosos continuem a ter acesso aos medicamentos de que necessitam, promovendo assim a sua saúde e qualidade de vida.

Compartilhe este artigo: