União Europeia quer proibir produção de carros novos a gasolina e gasóleo a partir de 2035

A União Europeia quer, até 2050, ter uma neutralidade climática relativamente às emissões de carbono, por parte dos automóveis. Desta forma pretende que em 2035 deixem de ser produzidos carros a gasóleo e gasolina.

Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, esclarece no Espaço Europa desta semana algumas dúvidas da população relativamente a esta questão. Esta decisão da União Europeia, ainda está em estudo, mas Ana Pereira explica que “qualquer pessoa que tenha um carro a gasolina ou gasóleo, em 2035, ainda pode conduzir o seu veículo, bem como vendê-lo, porque esta medida é só para novos carros”.

Relativamente ao preço elevado dos carros elétricos, Ana Pereira revela que a União Europeia pretende também, a partir de 2035 e com a proibição de produção de carros a gasóleo e gasolina, que haja uma maior concorrência no mercado e que o preço desça. “O que se espera que aconteça no mercado, é que a concorrência tenha obrigatoriamente que baixar os preços e a investigação prevê que serão encontradas soluções para um consumo mais económico, nesse sentido”.

Proibição de produção de carros novos a gasóleo e gasolina a partir de 2035 é a medida que será implementada pela União Europeia e está em destaque esta semana no programa “Espaço Europa”.