Skip to content

Foram divulgados os vencedores da 14.ª edição do Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra no decorrer da 41.ª edição da Ovibeja

Foram divulgados os vencedores da 14.ª edição do Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, na conferência “+ Azeite + Futuro”, no decorrer da 41.ª edição da Ovibeja. Esta iniciativa, patrocinada em exclusivo pelo Crédito Agrícola há 10 anos consecutivos, é organizada pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul, com o apoio da Casa do Azeite – Associação do Azeite de Portugal.

Este ano, o Concurso recebeu um total de 93 amostras de azeite, provenientes de 9 países produtores – Alemanha, Brasil, Croácia, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália e Portugal – avaliadas por um júri internacional composto por 30 especialistas e presidido pelo Professor José Gouveia, especialista mundial em azeites.

Os primeiros prémios do concurso distinguiram, com o Ouro, a Altas Quintas – Exploração Agrícola e Vinícola, S.A., na categoria Frutado Maduro, a Nutrifarms II Olives, S.A., na categoria Frutado Verde Ligeiro, a Monini SPA, na categoria Frutado Verde Médio, a Sabino Leone, na categoria Frutado Verde Intenso e a Essenza Agroecológica, LDA, na categoria Hemisfério Sul. A lista completa de vencedores (Ouro, Prata, Bronze e Menções Honrosas) pode ser consultada aqui.

Entre os vários premiados nacionais da 14.ª edição do Concurso, encontram-se Clientes do Crédito Agrícola, nomeadamente das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo do Nordeste Alentejano, do Alto Douro, de Guadiana Interior e do Douro e Côa, o que atesta a qualidade do sector a nível nacional, reforçando o compromisso do Crédito Agrícola com a valorização dos seus clientes e com o desenvolvimento das economias locais.

O Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, aberto a produtores individuais, associações de produtores, cooperativas e empresas de embalamento devidamente registadas, tanto nacionais como internacionais, tem como objectivo promover e colocar à prova a qualidade do azeite nacional e internacional, procurando valorizar o sector do azeite.

Compartilhe este artigo: