Skip to content

Comemorações do 25 de Abril em Grândola estendem-se pelo mês de maio

As comemorações do 25 de Abril em Grândola revestem-se de significado particular. Celebra-se a liberdade e democracia conquistadas após 48 anos de ditadura e opressão. Sendo isso imenso, o Município de Grândola tem ainda o orgulho e a responsabilidade de estar simbolicamente associado a esta data devido à canção Grândola, Vila Morena, que ligou para sempre o nome do nosso município aos ideais de Liberdade, Democracia e Fraternidade.

Por essa razão, o município de Grândola promoverá, durante o mês de maio, um conjunto de atividades com o propósito de evocar o encontro entre José Afonso e a Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense em 17 de maio de 1964 — que motivou a redação do poema Grândola, Vila Morena, anos mais tarde usado como sinal para a transformação o país — e promover os valores que comparecem no poema Grândola, Vila Morena.

As atividades começam esta sexta-feira, 9 de Maio, às 18h00, na sala de exposições da Biblioteca e Arquivo, justamente com a inauguração de uma exposição das capas dos discos de José Afonso, intitulada Olhares do Andarilho, e uma conversa sobre a sua relevância na História do design gráfico, com as participações de Henrique Cayatte, Ana Nogueira, Viriato Teles e José Teófilo Duarte, responsável pela moderação.

O concerto com B Fachada está agendado para dia 16 de maio, às 22h00, no Cineteatro Grandolense. Bernardo Fachada, compositor, produtor e multi-instrumentista, interpretará canções de José Afonso.

Dia 21 de Maio, às 21h30, transmitir-se-á no Cineteatro Grandolense, sucedido de conversa entre realizador e público, o documentário Onde Está o Zeca?, concebido por Tiago Pereira e coproduzido pelo Festival Política e A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria.

A artista Ana Nogueira, dinamiza uma oficina de artes visuais incidente sobre as capas dos discos de José Afonso, que decorre dia 24 de maio, às 11h00, na Biblioteca e Arquivo.

A programação encerra dia 31 de maio, às 16h00, com a sessão de apresentação do livro Gaza Está Em Toda A Parte, pela autora, Alexandra Lucas Coelho.

Compartilhe este artigo: