
A 28 de abril, pelas 11.30 horas, o concelho de Montemor-o-Novo, tal como todo o país, foi afetado por um corte generalizado no fornecimento de energia elétrica. Perante esta ocorrência, e numa atitude de pronta resposta, o executivo municipal reuniu de imediato com os serviços municipais para análise da situação e, para as 15.30 horas, foi convocada uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC), com o objetivo de articular e operacionalizar as medidas necessárias.
A reunião contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, da Coordenadora Municipal de Proteção Civil, representantes do Destacamento Territorial da GNR de Montemor-o-Novo, 2º Comandante e Adjunto de Comando dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC), do Centro de Saúde, do Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social, do Hospital de São João de Deus, dos Presidentes de Junta de Freguesia, do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, do Agrupamento 894 CNE, da Santa Casa da Misericórdia, da CERCIMOR, assim como dos Vereadores com pelouros, e dos serviços municipais. Foi ainda constituída a Sala de Crise para coordenação da resposta.
Durante a reunião, foram identificadas as necessidades mais urgentes e delineadas ações imediatas, nomeadamente o fornecimento de energia elétrica com recurso a geradores para garantir a refrigeração de medicação e o apoio a utentes com necessidade de oxigénio, especialmente em algumas IPSS’s; a distribuição de fogões a gás para assegurar a confeção de alimentos; a monitorização dos sistemas de abastecimento de água em todo o concelho; e o acompanhamento das necessidades de combustível nos geradores ativos.
Nos briefings da CMPC, realizados de duas em duas horas, confirmou-se que os meios de socorro se mantiveram operacionais, e que, com o envolvimento dos recursos do município, das entidades que integram a CMPC e de entidades externas, foi possível minimizar os constrangimentos sentidos pela população.
Face à dimensão e impacto da ocorrência, foi ativado o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Montemor-o-Novo, uma vez que a interrupção no fornecimento de energia afetou toda a área geográfica do concelho, exigindo o empenho coordenado de todos os elementos da estrutura municipal de proteção civil.
A última reunião da CMPC teve lugar pelas 23.00 horas, onde foi feito o ponto de situação final. O fornecimento de energia elétrica foi integralmente restabelecido pelas 00.17 horas do dia 29 de abril, tendo o Plano Municipal de Emergência sido desativado pelas 00.21 horas.
O Município de Montemor-o-Novo agradece a colaboração e o empenho da CMPC, de todas as entidades envolvidas, aos trabalhadores do município, bem como a compreensão da população neste momento de exceção.