Skip to content

Jornadas Técnicas sobre Risco Sísmico terminaram com simulacro na Quinta de D. Afonso

No dia 12 de abril decorreu o último momento das Jornadas sobre Risco Sísmico, dedicado à realização de demonstrações práticas de técnicas de escoramentos, busca e resgate em estruturas colapsadas, entre outras valências. Como teste aos conhecimentos adquiridos ao longo do dia decorreram, ao final do dia e noite, treinos operacionais conjuntos e multidisciplinares em diversos cenários onde, para além do SMPC de Montemor-o-Novo e dos Corpos de Bombeiros Voluntários da Sub-região (Arraiolos, Montemor-o-Novo, Mora e Vendas Novas), estiveram também presentes o Grupo de Salvamentos Especiais do Algarve e a Unidade Especial dos Bombeiros Voluntários de Maceira.

Em Montemor-o-Novo o cenário teve lugar no Edifício da Quinta de D. Afonso, cedido pela Santa Casa de Misericórdia de Montemor-o-Novo, onde foi possível a partilha e aprendizagem de conhecimentos, em que todos os intervenientes contribuíram para a formação de equipas mais espacializadas e preparadas para enfrentar um evento desta natureza. Este cenário decorreu o mais próximo de um cenário real de um evento sísmico, onde por exemplo, não existiam comunicações com o posto de comando e os briefings decorreram, presencialmente, em horário marcado, testando-se outras funcionalidades dos rádios SIRESP no teatro de operações.

Este evento teve grande êxito ficando o repto para a preparação de um evento anual, com a possibilidade de testar e partilhar outras valências e envolvimento de outras entidades com intervenção num evento sísmico.

Compartilhe este artigo: