Skip to content

Câmara de Évora realizou reunião sobre apoio ao Associativismo Social

Esclarecer os agentes sociais do Concelho de Évora sobre as normas de apoio financeiro à sua atividade foi a principal finalidade da reunião com estes agentes que decorreu na tarde de 31 de março, no Salão Central Eborense.

O Vereador Alexandre Varela fez o enquadramento do assunto e as técnicas camarárias esclareceram sobre o processo de candidatura a este apoio financeiro, bem como as suas especificidades, tendo também respondido a questões colocadas.

Refira-se que estas Normas visam regular os apoios financeiros – a atribuir no âmbito do Regulamento de Apoio ao Associativismo Social e Juvenil do Concelho de Évora – direcionados às entidades do concelho com respostas nas áreas social, educativa e de deficiência, com ou sem estatuto de IPSS e que demonstrem atividade no concelho.

A dotação orçamental para a totalidade destes apoios para o ano de 2025, será de 250 mil euros, sendo o valor máximo a conceder a cada entidade de 2500 euros, atendendo ao facto de existirem cerca de 70 associações nesta área. As referidas verbas são obtidas da Participação Variável do IRS.

O apoio financeiro será direcionado para a realização de iniciativas constantes dos planos de atividades anuais das entidades que contribuam para a concretização de medidas do Plano de Ação do Plano de Desenvolvimento Social; obras de conservação e manutenção de instalações (privilegiando as obras de acessibilidade, segurança, conforto e manutenção); e aquisição de equipamentos cuja necessidade se justifique perante o trabalho das entidades.

Compartilhe este artigo: