Skip to content

Estudantes debateram participação juvenil na Universidade de Évora

“Estudantes em Ação” foi o tema da iniciativa que decorreu na manhã de 26 de março, nas instalações do Colégio Espírito Santo/ Universidade de Évora e que reuniu estudantes do ensino superior e secundário num encontro de confraternização, debate e partilha de experiências sobre a participação juvenil nas mais diversas áreas.

 O evento contou com ateliers variados, encontro entre alunos universitários e do secundário, atuação de tunas, teatro, mostra de trabalhos e uma mesa redonda com alunos das diferentes instituições participantes. Este foi um momento de reflexão e partilha de experiências, centrado na importância da ação dos estudantes na vida académica e da comunidade.

O Vice-Presidente, Alexandre Varela, participou também na sessão de abertura do debate, juntamente com a Reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vilar.

Uma vez que a participação estudantil enriquece as aprendizagens pessoais, mas também a construção de um espaço escolar que promove a cidadania e o respeito e contribui para a valorização da democracia, a Câmara Municipal apoiou esta iniciativa, tendo feito a mediação com os estabelecimentos de ensino do concelho.

Participaram no evento, o Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício, o Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, o Agrupamento de Escolas Severim de Faria, o Agrupamento de Escolas André de Gouveia e a EPRAL – Escola Profissional da Região de Évora.

Esta participação incluiu diferentes níveis, tais como:  animação do evento com grupos de dança, teatro e tuna da ESAG que mostraram os seus trabalhos. Participaram igualmente na mostra de trabalhos temáticos e em ateliers sobre teatro e danças culturais, voluntariado e associativismo, sustentabilidade, programação e modelagem 3D. Além disso, puderam usufruir de uma visita guiada por alunos do ensino superior ao Colégio Espírito Santo.

No Jardim do Granito houve um encontro entre alunos do secundário e estudantes da UÉvora, acompanhado de lanche financiado pela Aliança EU-GREEN, ficando a EPRAL responsável pela sua confeção.

Jovens dos 4 Agrupamentos de Escolas com participação em associações estudantis ou noutros órgãos das escolas partilharam a sua experiência, juntamente com representantes dos Alumni da UÉ e a Presidente da Associação Académica da UÉ, num momento de confraternização e reflexão sobre “a participação estudantil na 1ª pessoa: partilha de experiências”.

Os alunos e docentes dos Agrupamentos de Escolas e da EPRAL participaram, ainda, na cobertura do evento, com repórteres e entrevistas para recolher as diferentes perspetivas dos participantes, sendo esta mais uma forma ativa de participação dos estudantes.

Refira-se que a Câmara Municipal foi contactada pela UÉ para apoiar a realização de uma ação no âmbito do Plano Integral de Participação Estudantil 2022/2026. Este Plano foi criado pela Universidade em 2022/23 na sequência da sua participação no Projeto transnacional e interuniversitário STUPS (Student Participation Without Borders | Participação Estudantil Sem Fronteiras) e visa “aumentar a participação estudantil e estabelecer as bases de uma rede europeia focada no desenvolvimento de novas práticas para promover a participação estudantil em contexto de ensino superior.”

Compartilhe este artigo: