
O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) é uma associação de mulheres, fundada em 1968 que defende os direitos das mulheres nas suas vertentes políticas, sociais, económicas e culturais e de direitos humanos.
Na véspera do Dia Internacional da Mulher, Joana Sofio do MDM de Montemor-o-Novo, referiu à RNA, que “o Dia Internacional da Mulher, serve para assinalar as desigualdades que ainda persistem. Ainda há muitas mulheres com trabalhos precários, com salários baixos, com dificuldades na assistência na saúde materna como temos visto nos últimos tempos, também temos visto que há muitos problemas com a falta de habitação, um problema dos nossos dias, e então é um dia que serve para assinalar todas essas dificuldades, para reivindicar mais direitos, mais igualdade, temos também as questões da violência doméstica, que as mulheres são ainda as vítimas em maior número, portanto há muitos motivos para sairmos à rua e assinalarmos este dia e fazermos também outras iniciativas, como tem sido hábito”.
O Movimento Democrático de Mulheres de Montemor-o-Novo, vai assinalar este dia com várias atividades. Hoje, “dia 7 de março, iremos realizar uma oficina criativa com o apoio da Etelvina Santos, no auditório da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Vila, entre as 18.00 horas e as 20.00 horas, vamos criar objetos para a Manifestação Nacional do Dia Internacional da Mulher, que será no dia 8 de março, ou então, quem quiser, para levar os objetos para casa como um símbolo da igualdade e da paz. No dia 8 de março, como já é habitual, vai haver uma caminhada com a organização do MDM e o apoio do município de Montemor-o-Novo, que terá início às 9.30 horas no Jardim da Estação. É uma atividade aberta, não é necessária inscrição. Há a possibilidade de fazer aproximadamente cerca de 8 km, temos também a alternativa de uma caminhada mais curta, sempre com apoio técnico”.
“Na parte da tarde, pelas 14.30 horas, terá o lugar em Évora, a Ministração Nacional de Mulheres, com início na Praça do Giraldo e que irá terminar na Praça 1º de Maio com um momento cultural”, rematou.