
Teve oficialmente início a Festa do Teatro 2025, evento que promete fazer Montemor-o-Novo voltar a respirar teatro ao longo de todo o mês de março. Neste primeiro fim de semana, dois espetáculos entraram em cena: um deles produção da Alma d’Arame, outro acolhido pel’O Espaço do Tempo, dois dos parceiros do Município de Montemor-o-Novo na Festa do Teatro.
Pelas 21h30 de sexta-feira, 28 de fevereiro, a Alma Box foi palco para a abertura da Festa: entrou em cena ‘Memorabília’, espetáculo da própria Alma d’Arame, na qual a relação entre objeto e performer é potenciada pela manipulação, projeção de imagens e ilustração sonora em tempo real. Tudo é uma questão de ponto(s) de vista neste espetáculo que reconstrói, ao vivo, em espaço digital, o lugar físico da performance. ‘Memorabília’ teve mais duas sessões ao longo do fim de semana: na noite de sábado e na tarde de domingo, 1 e 2 de março.
Já na Magina, O Espaço do Tempo acolheu Fernando Mota e a sua nova criação: ‘Antes da Chuva Sopra o Vento’, em antestreia. Neste espetáculo, promove-se, através de jogos poéticos, o encontro num espaço de grande proximidade entre performers e plateia. ‘Antes da Chuva Sopra o Vento’, incluído na programação da associação para todas as famílias, cruza a dança contemporânea e a informática musical com instrumentos musicais experimentais e com outros objetos sonoros, criados a partir de materiais naturais, como a água, as árvores e rochas.
Até dia 31 de março, há muito teatro para assistir em Montemor-o-Novo: um total de 18 espetáculos (vários com mais de uma sessão) e um lançamento de livro terão lugar em diversos espaços da cidade de Montemor-o-Novo. Consulte a programação no website oficial da Festa do Teatro: https://festateatro.cm-montemornovo.pt/, e venha fazer parte desta Festa!
A Festa do Teatro é uma iniciativa do Município de Montemor-o-Novo | Cineteatro Curvo Semedo, desenvolvida em parceria com associações culturais do concelho, com cofinanciamento da República Portuguesa – Cultura/Direção-Geral das Artes.