Skip to content

Companhia de Dança Contemporânea de Évora promove uma nova etapa do projeto dança participativa

A Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE) promove, durante o mês de fevereiro, uma nova etapa do projeto dança participativa, que leva oficinas de dança contemporânea a escolas do ensino básico e jardins de infância do concelho de Évora, abrangendo zonas urbanas e rurais.

Integrado no programa de Atividades de Sensibilização, Mediação e Formação de Públicos da CDCE, o projeto aproxima a dança contemporânea das comunidades escolares, promovendo a experiência, a expressão e o diálogo cultural.

A atividade dança participativa, promove o acesso à dança contemporânea, incentivando a criatividade e o desenvolvimento expressivo das crianças e fortalecendo a relação entre arte e comunidade.

A educação artística contribui para o desenvolvimento das crianças, estimulando a criatividade, o pensamento crítico e a capacidade de comunicação. Também favorece a cooperação e a construção da identidade cultural, tornando-se um elemento relevante na formação dos alunos.

A atividade “Dança na escola – oficina de dança contemporânea para crianças destina-se a alunos do 1.º ciclo e jardins de infância, proporcionando um primeiro contacto com a dança contemporânea. As sessões, com duração de 60 minutos, decorrem nos espaços escolares e exploram temas ajustados a cada grupo etário.

Dia 18 de fevereiro, pelas 09.30 horas será no Jardim de Infância S. S. da Giesteira, pelas 11.00 horas na EB1 S. S. da Giesteira. Antes dia 13 de fevereiro às 09.30 horas e 16.00 horas na  EB1 Bairro de Almeirim, Évora e no dia 14 de fevereiro pelas 09.00 horas e 15.00 horas na EB1 Horta das Figueiras, Évora.

A oficina será realizada pela primeira  vez na localidade de S. Sebastião da Giesteira, no Jardim de Infância e na Escola EB1. Ao longo do mês, o projeto será levado a outras escolas do concelho, incluindo EB1 da Horta das Figueiras e EB1 Bairro de Almeirim.

A participação é gratuita, mediante inscrição prévia.

O projeto integra a programação de 2025 da CDCE e conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura, Direção-Geral das Artes e Câmara Municipal de Évora.

Conta ainda com o apoio local das escolas envolvidas, entre as quais: EB1 do Bairro de Almeirim, EB1 da Horta das Figueiras, EB1 S. S. da Giesteira.

Compartilhe este artigo: