Na rubrica “Espaço APORMOR”, desta terça-feira, o tema abordado é o facto do estado espanhol já aceitar importações de espécies sujeitas a língua azul.
Joaquim Capoulas, presidente da direção da APORMOR, referiu á RNA, que “Saiu agora, a informação de que o estado espanhol já aceita todo o tipo importações de espécies sujeitas à língua azul, sobretudo a espécie ovina e também a bovina. O último edital da Direção-Geral de Alimentação Veterinária, há pouco tempo, provocou, no caso da APORMOR, uma posição firme de que não era aceitável que o Alentejo fosse considerado uma zona diferente das outras zonas do país, em que as outras zonas do país eram consideradas sazonalmente livres da língua azul, o Alentejo não, o Alentejo tinha restrições, não sabemos porquê”.
“Se as outras zonas são sazonalmente livres da língua azul, porque o mosquito transmissor da doença de animal para animal não existe, está inativo, isso também acontece no Alentejo, portanto, houve aqui uma discriminação que tivemos que submeter à apreciação das autoridades e ninguém nos quis dar uma explicação porque é que isso tinha acontecido. O que veio agora acontecer está para sair um edital, penso que deve ter saído”, rematou.
Tudo para saber sobre este tema, com Joaquim Capoulas, na rubrica “Espaço Apormor”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo: