A Câmara Municipal está a realizar um estudo hidrogeológico detalhado de todos os furos de captação de água no concelho. Este estudo, já em execução, visa proteger e garantir a qualidade da água subterrânea, essencial para o abastecimento público e para a saúde ambiental.
Esta intervenção tem como principal objetivo definir as zonas de proteção das sete captações de água subterrânea existentes, com base na sua hidrogeologia específica e utilizando as técnicas mais avançadas disponíveis.
Pretende-se paralelamente assegurar o bom estado químico da água subterrânea, em conformidade com a Diretiva Quadro da Água, protegendo-a de potenciais fontes de poluição.
A equipa responsável pelo estudo é composta por especialistas com formação e experiência em hidrogeologia, que aliarão o seu conhecimento técnico ao conhecimento hidrogeológico da região em estudo. Serão utilizados métodos e técnicas de investigação avançadas para obter dados precisos e relevantes sobre as características hidrogeológicas dos aquíferos e das zonas de captação.
Este estudo hidrogeológico, cuja necessidade já havia sido detetada pela Câmara Municipal de Mora, vai também ao encontro da proposta apresentada pela CDU no âmbito da preparação dos documentos previsionais.