Skip to content

Abertas inscrições para o Coro Polifónico Eborae Mvsica

O Coro Polifónico Eborae Mvsica, na origem da Associação Eborae Mvsica, estrutura financiada pelo Ministério da Cultura- Dgartes, abre inscrições para novos elementos (todos os naipes).

O Coro Polifónico Eborae Mvsica conhecido por divulgar a polifonia da Escola de Sé de Évora (sécs. XVI e XVII) e não só, conta com a direção do Maestro Emanuel Vieira.

Os ensaios são às segundas-feiras, das 19.00 horas às 21.00 horas e às quartas-feiras, das 21.00 horas às 23.00 horas, no Convento dos Remédios, Avenida S. Sebastião, Évora.

Para inscrições e mais informações , enviar email para eboraemusica@gmail.com

Em setembro de 1987, incluído no acontecimento cultural “Os Povos e as Artes” fez a sua primeira apresentação pública o Coro Polifónico da Associação Musical de Évora – EBORAE MVSICA

O Coro Polifónico tem realizado diversas atuações ao longo da sua existência, interpretando não só a polifonia da Escola de Música da Sé de Évora (sécs. XVI e XVII), seu objetivo primordial, como também outras obras de diferentes épocas. Participou no Concerto de Natal 1999 interpretando a 9ª Sinfonia de Beethoven com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, que foi gravado e divulgado pela RTP, canal 2, e RTP Internacional e no Concerto de Natal de 2000 com a referida Orquestra.

 Em 2012 participou na Ópera “o que diz sim” de Bertold Brecht e Kurt Weill, produzida pela Associação; em 2015 interpretou em conjunto com a Orquestra de Cordas do Conservatório Regional de Évora-Eborae Musica a Missa em Sol M de Carlos Seixas. Em 2016 interpretou em Conjunto com outros Coros, solistas e Orquestra do Norte a Missa em Ré Maior de Antonin Dvorák na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa e em 2017 a mesma obra com os mesmos Coros e Solistas e com a Orquestra Académica da Universidade de Lisboa, no Auditório do Colégio de S. João de Brito, em Lisboa.

Participou na Ópera “Geraldo e Samira” de Amílcar Vasques-Dias em 2019 e na Ópera “Porgy and Bess”, no Teatro Garcia de Resende, uma produção da Associação, em 2021.

Nas deslocações internacionais destaca-se: na “Europália 91”, na Bélgica, em 1991; a Kosice, Eslováquia, a convite do Coro da Universidade Técnica de Kosice em 2000; no XVI Festival: Internacional “Encontro com a Polifonia” em Giarre, Sicília, Itália em 2001, na Dinamarca, em 2002, com o Coro de Roskilde, integrado na Rede MECINE, no 22ºFestival de Coros de Preveza e 10º Concurso Internacional de Música Sacra de Preveza, Grécia (2004) tendo obtido a medalha de bronze e mais recentemente, em 2019 a participação no Festival e Concurso de Coros de Florença (Itália) onde obteve três prémios. Em 2023 deu concertos no Mosteiro de Guadalupe (Espanha). Em 2024 participou em Festival de Coros “Al Sole della Sardegna” na Sardenha, Itália.

Compartilhe este artigo: