A Universidade de Évora é o único parceiro português a integrar o inovador projeto Doctoral Network on Atmospheric Dust (Dust-DN), com o objetivo de formar a próxima geração de investigadores especializados no estudo das poeiras minerais atmosféricas. Este fenómeno natural, que constitui um dos aspetos mais visíveis e detetáveis do transporte transfronteiriço de constituintes atmosféricos, tem um impacto significativo na visibilidade, na radiação solar e no clima global.
“Apesar da sua presença visível, as propriedades fundamentais das poeiras atmosféricas continuam a ser pouco compreendidas, o que limita a capacidade dos cientistas em reproduzir os seus efeitos na atmosfera e no clima através de modelos” sublinha Maria João Costa, professora do Departamento de Física e coordenadora científica do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia para o Sistema Terra e Energia (CREATE), da Universidade de Évora.
Desta forma, através do Dust-DN, a equipa de cientistas internacionais, pretende colmatar essa lacuna de conhecimento, criando a primeira rede de doutoramento a nível europeu dedicada ao estudo das poeiras minerais atmosféricas, através da combinação de especialistas na área e abordagens multidisciplinares.
O projeto, financiado pelo programa Europeu Marie Skłodowska-Curie Actions (MSCA) Doctoral Networks com 3,5 milhões de euros, foi classificado com a nota máxima numa avaliação altamente competitiva. Trata-se de uma aliança estratégica, internacional e intersetorial que reúne parceiros de renome, com o objetivo de impulsionar a inovação no entendimento das propriedades da poeira atmosférica e na previsão dos seus impactos socioeconómicos.
A rede Dust-DN irá formar um grupo de jovens cientistas, proporcionando-lhes a oportunidade de trabalhar dentro de uma rede de parceiros académicos e não académicos, por forma a abordar lacunas essenciais na investigação, com destaque para os seguintes objetivos de investigação: Promover a compreensão dos fundamentos das propriedades e processos micro físicos das poeiras; Identificar a influência das regiões de origem nas propriedades destes aerossóis atmosféricos; Avaliar os impactos socioeconómicos das poeiras na saúde, na aviação e na produção de energia, bem como investigar este tipo de aerossóis no contexto do sistema climático global.
Ao focar-se nestas áreas, o Dust-DN visa não só aprofundar o conhecimento científico, mas também proporcionar benefícios sociais através de previsões mais precisas e da mitigação dos efeitos adversos das poeiras atmosféricas nas várias áreas da sociedade, desde a saúde pública até à aviação e à produção de energia.
Com este projeto, a Universidade de Évora consolida a sua posição como um centro de excelência na investigação científica a nível europeu, contribuindo para a formação de uma nova geração de especialistas em áreas de grande relevância para os desafios ambientais globais.