Em Évora foi assaltada escola secundária, como em Elvas

A Escola Secundária Severim Faria, em Évora , foi assaltada durante o fim de semana, tendo sido levados do cofre mais de mil euros, revelou hoje a diretora do agrupamento de escolas, tal como aconteceu na Escola da Boa Fé, em Elvas.

Quando os funcionários a chegaram à escola esta manhã, depararam-se com um cofre aberto num pátio interior, tendo chamado as autoridades. De acordo com a diretora do Agrupamento de Escolas Severim Faria, no cofre que foi arrombado havia o dinheiro para o pagamento de um serviço de fotografias, tal como em Elvas.

Ao contrario do ciclo da Boa-Fé, as aulas não foram canceladas, tendo sido lecionadas com normalidade.

HerpEbora: Guardiões dos Répteis e Anfíbios de Évora em destaque no Ambiente em FM

Três gerações de Biólogos da Universidade de Évora juntaram-se pela conservação dos anfíbios e répteis, surgindo em 2020 o HerpEbora para consolidar o trabalho que já era feito no distrito de Évora com anfíbios e répteis. 

O foco do grupo passa pela conservação e sensibilização destas espécies. Na área da conservação procura identificar locais importantes, criar micro-reservas e colaborar em estudos científicos. Relativamente à sensibilização, o grupo tem como objetivos reduzir conflitos entre humanos e animais e resgatar espécies ameaçadas.

Este é o tema em destaque, esta semana, no programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:

Évora: prisão preventiva para dois detidos por roubo, furto e burla

Dois homens, de 42 e 66 anos, foram detidos pela GNR, por roubo, furto e burla, no concelho de Évora, na passada quarta-feira, 15 de janeiro.

No âmbito de uma investigação que decorria há cerca cinco meses, informa o Comando Territorial de Évora da GNR, em comunicado, os militares da Guarda “realizaram diligências policiais que permitiram identificar e localizar os suspeitos. No decorrer da investigação foi possível apurar-se que os indivíduos operavam de forma organizada, tendo como alvo preferencial cidadãos idosos, e que se dedicavam à prática de crimes de natureza patrimonial em todo o território nacional”.

As diligências de investigação culminaram no cumprimento de três buscas, duas domiciliárias e uma em veículo, que resultaram na detenção dos suspeitos e na apreensão de uma espingarda de caça, 21 cartuchos, duas viaturas ligeiras de passageiros, três motosserras, um pé de cabra, um jerricã, material utilizado no acondicionamento e transporte de cortiça e 695 euros em numerário.

Os detidos foram presentes no Tribunal Judicial de Évora, tendo-lhes sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.