Este domingo, 12 de janeiro, após 2 semanas de paragem, e mais uma jornada da Taça Dinis Vital no fim-de-semana passado, regressa o campeonato da Liga Elite, com o Grupo União Sport (GUS) a receber o Lusitano de Évora B.
Já na Liga AFE, onde não houve paragens, temos a 12ª jornada, apimentada por mais 2 derbys do concelho de Montemor, nos quais Escouralense recebe o Valenças e Cortiçadas de Lavre joga em casa com o Fazendas do Cortiço. De resto, o Foros de Vale de Figueira desloca-se ao terreno do São Pedrense e o Cabrela tem receção ao Tourega.
Começamos pela Elite, onde o Grupo União Sport (GUS), no seu primeiro jogo de 2025, defronta em casa o Lusitano de Évora “B”. Este Lusitano é a equipa que tem mais empates na Elite, 4 até agora, entre eles empates com Portel e Sporting de Viana, formações com as quais o GUS perdeu. Em termos de derrotas, soma duas, com Monte Trigo e Juventude. Para Gonçalo Carapinha, treinador do União, este vai ser um jogo interessante pois são duas equipas que tentam praticar um futebol positivo.
Esta semana o jogador entrevistado pela Rádio Nova Antena, é o jovem defesa Tiago Leal, que enverga o número 22 do GUS.
Sobre a partida deste domingo com o Lusitano de Évora “B”, Tiago Leal diz que vai ser um jogo difícil, mas “se entrarmos com a nossa qualidade vamos vencer”.
Avançamos para a Liga AFE, onde neste fim-de-semana acontece o início da 2ª volta do campeonato.
Começamos pelo Valenças que na jornada da Taça da semana passada empatou 1-1 em Borba. Nesta jornada da Liga AFE o Valenças desloca-se ao Escoural, equipa que está em 2º lugar no Grupo B da Liga AFE, sendo o melhor ataque e a melhor defesa. Rui Querido, treinador do Valenças, antevê um jogo difícil onde, independentemente das dificuldades, não podem virar a cara à luta.
O Grupo Estrela Escouralense, que na 5ª jornada da Taça, no passado domingo, ganhou por 1-0 ao Estrela de Vendas Novas “B”, na presente jornada da Liga AFE, recebe o Valenças, em mais um derby montemorense. Pedro Pasadas Nunes, treinador do Escoural, espera um jogo bem disputado, onde querem entrar fortes. Apesar da vitória por 0-4 na 1ª volta, o técnico do Escouralense recorda que o Valenças foi uma equipa que criou várias dificuldades, adiantando que espera um forte apoio dos adeptos, pois estão a entrar numa fase importante.
Agora falamos do Cabrela, que defrontou para a Taça, no passado domingo, o Atlético de Reguengos, empatando a duas bolas. Após a jornada da Taça, neste domingo regressa o campeonato, onde o Cabrela recebe o Tourega. Nuno Oliveira, treinador do Cabrela, recorda que, apesar da vitória por 0-1 no jogo da 1ª volta, esta partida não correu bem ao Cabrela, pois ainda estavam muito no início. Nuno Oliveira sente que neste momento estão mais preparados para estes jogos e querem dar uma resposta positiva.
Seguimos com o Cortiçadas de Lavre, que no jogo da Taça do passado fim-de-semana, foi às Alcáçovas perder por 3-2, no Grupo E. Este domingo, há derby, com o Cortiçadas de Lavre a receber o Fazendas do Cortiço. Carlos Constantino, treinador do Cortiçadense, considera o Cortiço uma equipa com bastante qualidade. Quanto ao Cortiçadense, diz Carlos Constantino, têm de fazer resultar o seu nível de jogo em resultados.
O Foros de Vale de Figueira, depois de golear o Canaviais, por 5-1, no Grupo G, da Taça Dinis Vital, viaja este domingo até São Pedro da Gafanhoeira. Acerca deste jogo para a Liga AFE, Gonçalo Teixeira, treinador dos Foros, salienta que o São Pedrense é uma equipa que tem melhorado e que, neste momento, divide mais os resultados, algo que não conseguia no início da temporada.
Terminamos com o Fazendas do Cortiço que jogou no domingo, onde empatou 0-0 na sua deslocação até Aguiar, no Grupo H da Taça Dinis Vital, e teve jogo também a meio da semana, no serão de quarta-feira, onde ganhou por 2-5, ao Santana do Campo, em partida em atraso da Liga AFE.
Na jornada 12 da Liga AFE, o Fazendas do Cortiço desloca-se a Cortiçadas de Lavre. Fábio Regouga, treinador do Cortiço, refere que este é um campo difícil pois ainda é pelado. Em relação ao Cortiçadas, o treinador do Cortiço considera que, apesar de ser um adversário que ainda não tem vitórias, é uma equipa que tem vendido caro as suas derrotas, pois têm-se batido com todas as equipas.
LIGA ELITE – 9ª jornada – 12/01/2025
Redondense Fc – Sc Viana Alentejo
Sc Arcoense – Juventude Sc
Lusitano Cd Arraiolense – Gd Monte Trigo
Atlético Sc – Gd Portel
Gr. União Sport – Lusitano De Évora Clube “B”
LIGA AFE – 12ª jornada – 11 e 12/01/2025
GRUPO A
Cf Estremoz – Gdc Oriolenses (11/01)
Sc Borbense – Calipolense Cd Vila Viçosa
Gdr Canaviais – Cc Corval
Gcd Aguiar – Ad Vera Cruz
Gcd S. Bartolomeu Outeiro – Sc Bencatelense
GRUPO B
Estrela Fc “B” – Fc Santana Campo (11/01)
Gr. Estrela Escouralense – Valenças Sport Club
Casa Povo Cabrela – Gdc Tourega
Gd S. Pedrense – Foros Vale Figueira Fc
Ccrd Cortiçadas de Lavre – Gcd Fazendas Cortiço