Skip to content

Estremoz – GUS este sábado com relato na RNA

No primeiro fim-de-semana de 2025 realiza-se a 5ª jornada da Taça Distrito de Évora Dinis Vital. Dos clubes do concelho de Montemor-o-Novo o primeiro a entrar em campo é o Grupo União Sport (GUS), já que é o único a ter jogo no sábado, 4 de janeiro, com uma deslocação a Estremoz, em partida do Grupo F, da Taça Dinis Vital. As restantes equipas jogam todas no domingo, 5 de janeiro, onde o Valenças desloca-se ao terreno do Borbense (Grupo A), o Escouralense recebe o Estrela FC “B” (Grupo B), o Cabrela tem receção ao Atlético SC (Grupo B), o Cortiçadas de Lavre vai até às Alcáçovas (Grupo E), o Foros de Vale de Figueira joga em casa com os Canaviais (Grupo G) e o Fazendas do Cortiço viaja até Aguiar (Grupo H).  

O primeiro jogo de 2025 para o Grupo União Sport (GUS) será em Estremoz, para a 5ª jornada, do Grupo F, da Taça Distrito de Évora. O GUS já carimbou a passagem para a próxima fase da Taça e, na 1ª volta, ganhou por claros 7-0 ao Estremoz, no seu Estádio 1º de maio. Gonçalo Carapinha, treinador do União, pretende dar continuidade a uma série muito positiva na Taça,  e quer muito ganhar, até porque o União vem de derrota no campeonato da Elite.

O Valenças terminou 2024 com uma derrota no campo do Cabrela, o 1º classificado, por 4-2. Este domingo, para a Taça Distrito de Évora, no Grupo A, o Valenças joga fora de portas com o Borbense.  Para Rui Querido, a Taça é um não assunto, pois a diferença entre equipas da Elite e Liga AFE é abismal. Ainda assim, vão tentar honrar o símbolo e não deixar ficar mal os adeptos que se vão deslocar até Borba para apoiar o Valenças. 

O Cabrela pretendia terminar o ano de 2024 no 1º lugar do Grupo B da Liga AFE e conseguiu, ao vencer o Valenças por 4-2. No primeiro jogo de 2025, o Cabrela recebe o Atlético de Reguengos, para a Taça Distrito de Évora, no Grupo B. Nuno Oliveira, treinador do Cabrela, refere que, neste momento, o Cabrela é líder deste grupo da Taça, mas consoante os resultados podem passar para o 3º lugar. Por isso, diz o treinador do Cabrela, têm de estar na máxima força. Nuno Oliveira sabe do poderio do adversário, mas este é um jogo que querem vencer. 

Falamos agora do Grupo Estrela Escouralense que, depois de ganhar ao Cortiço por 2-1 para o campeonato, joga com o Estrela FC “B”, no Grupo B da Taça Dinis Vital, grupo onde também está o Cabrela. Pedro Pasadas Nunes, treinador do Escouralense, adianta que ambicionam uma vitória perante o Estrela “B”, uma equipa jovem e de qualidade que, em jogo de maior exigência, surge sempre com motivação extra. Na 1ª volta o Escouralense venceu por 1-2 em Vendas Novas.

Na última jornada de 2024 da Liga AFE o Cortiçadas de Lavre perdeu em casa por 0-3 com o Alcaçovense. Já em 2025, o primeiro jogo do novo ano para o Cortiçadas de Lavre é com o mesmo adversário do último jogo de 2024, ou seja, o Alcaçovense, desta feita nas Alcáçovas, em partida do Grupo E, da Taça Distrito de Évora.

Este é um desafio, diz Carlos Constantino, treinador do Cortiçadas de Lavre, que lhe vai permitir rodar a equipa, e dar oportunidade a jogadores que têm sido menos opção. Na 1ª volta o Cortiçadense perdeu, na Taça, por 0-1, com o Alcaçovense.

Agora o Foros de Vale de Figueira que, depois de bater o Estrela FC “B” por 1-3 na última jornada da Liga AFE, recebe este domingo o Canaviais, para a 5ª jornada do Grupo G, da Taça Dinis Vital.  Gonçalo Teixeira, treinador dos Foros, refere que o Canaviais é uma equipa histórica, que tem estado em destaque nos últimos anos. O treinador dos Foros espera um jogo difícil, com a pressão a estar mais do lado dos Foros, pois, caso não vença, o Canaviais carimba a passagem para a próxima fase. Gonçalo Teixeira refere ainda que o Foros vai dar minutos, nesta partida, a jogadores que estão a merecer uma oportunidade. Na 1ª volta deste Grupo G, o Foros perdeu nos Canaviais por 2-1.

Na derradeira partida de 2024, o Fazendas do Cortiço foi a Santiago do Escoural perder com o Estrela Escouralense por 2-1. Na 5ª jornada da Taça Dinis Vital, no Grupo H, o Fazendas do Cortiço tem deslocação este domingo, 5 de janeiro, até Aguiar, equipa, afirma Fábio Regouga, treinador do Fazendas do Cortiço, à qual na 1ª volta o Cortiço venceu e teve uma exibição bastante positiva, ganhando por 7-0. Em caso de vitória, refere Fábio Regouga, o Cortiço garante o apuramento para a próxima fase da Taça.

Dar nota que a Bancada Desportiva, tem lugar no sábado, 4 de janeiro, com emissão das 14h às 18h, com relato do Estremoz – GUS.

Taça Distrito de Évora Dinis Vital

5ª jornada > 4 e 5 jan. 2025

GRUPO A

Sc Borbense – Valenças Sport Club

Gd S. Pedrense – Sc Viana Alentejo

GRUPO B

Gr. Estrela Escouralense – Estrela Fc B

Casa Povo Cabrela – Atlético Sc

GRUPO C

Calipolense Cd Vila Viçosa – Gdc Tourega

Gdc Oriolenses – Lusitano Évora Clube “B”

GRUPO D

Gd Monte Trigo – Vera Cruz

Gcd S. Bartolomeu Outeiro – Juventude Sc

GRUPO E

Sc Alcaçovense – Ccrd Cortiçadas de Lavre

Cc Corval – Redondense Fc

GRUPO F

Cf Estremoz – Grupo União Sport

Lusitano Cd Arraiolense – Gd S. Manços

GRUPO G

Foros Vale Figueira Fc – Gdr Canaviais

Fc Santana Campo – Gd Portel

GRUPO H

Gcd Aguiar – Gcd Fazendas Cortiço

Sc Bencatelense – Sc Arcoense

Compartilhe este artigo: