Dar a conhecer a memória, o património e a identidade do concelho de Évora aos alunos dos 3ºs e 4ºs anos de escolaridade é o principal objetivo da Cromoneta, jogo digital que foi apresentado esta semana, no âmbito do encontro “Évora Cidade Educadora”, que decorreu de 25 a 30 de novembro, na nossa cidade.
Um jogo que nasceu de propostas apresentadas pelas instituições de educação, ensino e formação de Évora à Câmara Municipal, para responder aos desafios identificados no diagnóstico estratégico do Projeto Educativo Local, entre estes o desconhecimento do património edificado, natural e imaterial pelos alunos.
A Cromoneta, frisam os responsáveis (que estará disponível ao público em finais de janeiro de 2025) integra desafios sobre cada uma das freguesias (urbanas e rurais) e inclui um desafio final em que as crianças, acompanhadas por um grupo, pela turma ou pela família poderão realizar percursos nessa freguesia, seguindo as pistas acionadas a partir de um Código QR colocado no edifício de cada Junta.
O modelo adotado para o jogo é uma caderneta com cromos virtuais, sob a forma de ilustrações a partir de elementos patrimoniais que vão sendo acionados à medida que as crianças superam os desafios.
O Vereador da Educação, Alexandre Varela, participou na abertura do evento, dando as boas vindas aos participantes, seguindo-se a apresentação do jogo por Vera Lazana (Técnica Superior de Educação do Município de Évora) e por Marta Pereira (Responsável pela empresa MindTrain).
A sessão contou igualmente com uma intervenção de José Conde (Diretor do Departamento Sociocultural da Autarquia) acerca da importância pedagógica do jogo na aprendizagem e socialização dos mais novos.
Depois da exploração do jogo a partir de um desafio, tiveram ainda lugar duas oficinas: uma intitulada “Explorar o Património em sala de aula”, por Marta Pereira (MindTrain) e Domingas Jaleco (Docente do Agrupamento de Escolas Severim de Faria) e “Património das Freguesias de Évora. Memória, Identidade e Recursos”, dinamizado por Francisco Bilou (Técnico Superior do Município).