Um dia depois de comemorar os seus 82 anos de existência, a Orquestra de Harmónicas de Ponte de Sor, numa parceria com o Município de Ponte de Sor, vai levar a efeito o primeiro encontro de Tocadores de Gaitas de Beiços, a 1 de dezembro, domingo, às 15.30 horas, no Teatro Cinema de Ponte de Sor, com entrada gratuita.
O evento está associado ao processo, conduzido pelo Município de Ponte de Sor, de candidatura à inscrição da prática de tocar gaita de beiços ou harmónica no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
Para além da orquestra anfitriã, vão participar convidados que individualmente ou em grupo continuam a tocar este instrumento, que a pouco e pouco vai entrando em desuso.
A harmónica ou gaita de beiços, também conhecida em algumas regiões com o realejo, teve a sua origem num antigo instrumento chinês o Sheng, há mais de cinco mil anos. Instrumento pequeno e portátil oferece uma vasta gama de tons, estilos e possibilidades de execução musicais que vão do blues ao jazz passando pelo rock , música clássica ou música popular.