Dia Mundial do Turismo celebrado em Montemor-o-Novo

Em celebração do dia mundial do Turismo, o município de Montemor-o-Novo promoveu duas atividades no dia 28 de setembro: uma ação de limpeza do Rio Almansor para a criação de um percurso pedestre e uma visita à Ermida de São Pedro da Ribeira. Ambas as iniciativas se enquadraram numa lógica de sensibilização para o património, natural e edificado, e na forma como a recuperação de ambos pode ser proveitosa para a criação de estratégias de turismo sustentável no concelho de Montemor-o-Novo.

De manhã, em conjunto com a Associação de Moradores do Rio Almansor (AMORA), foi efetuada uma ação de recolha de lixo e de vegetação seca para possibilitar zonas de passagem para a criação de um percurso pedestre entre o Castelo e o Rio.

À tarde, a visita à Ermida de São Pedro da Ribeira focou-se na sensibilização não só para o importante lado histórico e artístico deste edifício, como também na análise de engenharia da arquitetura e no caminho a seguir para a recuperação deste importante monumento da nossa região.

Viana do Alentejo celebra Mês Sénior em outubro

Até dia 26 de outubro está de volta ao concelho de Viana do Alentejo o Mês Sénior. Encontro de poetas, noite de fados, baile da pinha, visita ao oceanário e o tradicional almoço convívio são algumas das atividades que integram a programação do Mês Sénior.

Organizado pelo Município de Viana do Alentejo com a colaboração das três Juntas de Freguesia, o Mês Sénior pretende alertar para as questões do envelhecimento ativo, para além de proporcionar momentos de enriquecimento pessoal e social, a par de momentos de convívio e lazer.

Da programação destaque para o Encontro de Poetas, que vai decorrer no dia 5, a partir das 15.00 horas, no Paço dos Henriques, em Alcáçovas, bem como para o Baile da Pinha, com Rui Chora, no dia 12, na Sociedade União Alcaçovense, a partir das 21.30 horas, e ainda para a Noite de Fados, no dia 20, no Cineteatro Vianense, pelas 21.30 horas.

De salientar ainda o sessão de abertura do Polo da Universidade Popular Túlio Espanca/Universidade de Évora, no dia 3, quinta-feira, no Cineteatro Vianense, a partir das 10.00 horas, e ainda a visita ao oceanário, dia 14, em Lisboa.

Ao longo do mês haverá lugar ainda para a ação de sensibilização “Burlas na Terceira Idade”, dinamizado pelo Comando Territorial de Évora, Destacamento Territorial de Montemor-o-Novo – Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário/Posto da Guarda Nacional Republicana de Viana do Alentejo, o passeio ao cinema para ver “Um Filme do Caraças”, o intercâmbio Sénior – Alpiarça Ativa +55, o workshop de dança “Danças do Mundo” e a elaboração do Mural das Recordações.

As comemorações do Mês Sénior terminam dia 26 de outubro com o habitual almoço convívio que junta, em Viana do Alentejo, no salão dos bombeiros, seniores das três freguesias.

A Câmara de Viana disponibiliza transporte para os participantes. As inscrições para as diversas atividades devem ser efetuadas no Balcão Municipal, em Viana do Alentejo, e nos Polos das bibliotecas de Aguiar e de Alcáçovas.

Entre os dias 17 e 31 de outubro, nas redes sociais do Município, vão ser publicados trabalhos dos utentes da Santa Casa da Misericórdia de Alcáçovas e da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo.

Presidente da Câmara Municipal de Mora visita lares de idosos do concelho

No Dia Internacional do Idoso, Paula Chuço, Presidente da Câmara Municipal de Mora, realizou uma visita aos lares de idosos do Concelho de Mora.

A presidente foi recebida no Lar da Associação de Pensionistas da Casa Repouso de Reformados de Brotas, Associação de Cabeção de Solidariedade aos Trabalhadores Idosos, Lar Nossa Senhora da Purificação de Cabeção, Lar Nossa Senhora da Graça da Santa Casa da Misericórdia de Mora e Lar Stª Isabel, Pavia pelas respetivas direções e diretoras técnicas, tendo oferecido o livro “Móra, Uma Viagem dos Sentidos” a cada instituição.

A visita, além de assinalar o Dia Internacional do Idoso que se comemora anualmente a 1 de Outubro, foi também uma forma de dar início às comemorações do Mês do Idoso 2024 que tiveram início ontem.

“À conversa com o comércio local”, hoje em destaque temos o Minimercado Raposo (c/som)

Na rúbrica “À conversa com o comércio local”, hoje em destaque temos o Minimercado Raposo, recentemente loja Amanhecer na freguesia do Ciborro.

“É uma casa que em janeiro já faz 52 anos que foi aberta pelo meu pai e pela minha mãe, a ideia de abrir o negócio para a população do Ciborro foi deles que também já vinha dos meus avós”, referiu António Raposo, gerente da loja em questão.

“Foram feitas algumas modificações, abrimos como mercearia depois mudámos para o outro lado do largo fizemos um minimercado e agora há um ano para cá, aderimos à rede das lojas Amanhecer, ou seja, somos uma das 600 lojas Amanhecer em Portugal continental e ilhas”, acrescentou.

“Como uma aldeia e estando a 20 km’s de distância tanto de Montemor como de Mora, temos um pouco de tudo para as pessoas daqui conseguirem comprar os bens essenciais para o seu dia-a-dia e não haver a necessidade de se deslocarem”, rematou.  

Tudo para saber sobre este estabelecimento, com António Raposo, na rubrica “À conversa com o comércio local”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Roteiro “Selfiespot” este sábado em Montemor-o-Novo

Integrado nas comemorações do Dia Mundial do Turismo que foi celebrado no passado dia 27 de setembro e do Dia Nacional dos Castelos dia 7 de outubro, vai realizar-se a 5 de outubro, com início às 10.00 horas, o Roteiro “Selfiespot” do Castelo Montemor-o-Novo – Um olhar sobre a fortificação.

“Pop Up Store” no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo

No próximo sábado, dia 5 de outubro, terá início a Pop Up Store no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo. Trata-se de um espaço onde o comércio tradicional irá mostrar/vender os seus produtos.

A loja A Burguesinha-Concept Store inaugura este espaço, a partir das 9.00 horas do próximo sábado.

Apareça no Mercado Municipal e venha conhecer os produtos que o comércio tradicional tem para si.

Esta iniciativa é integrada no Protocolo Local, iniciativa dinamizada em parceria entre o Município de Montemor-o-Novo, as Juntas de Freguesia do Concelho e a Associação Comercial do Distrito de Évora.

Compre no Comércio Tradicional, fortalecendo o desenvolvimento económico do concelho e mantendo vivas as nossas ruas.

Obra do Centro Interpretativo do Castelo de Alandroal em fase avançada 

As obras do Centro Interpretativo do Castelo de Alandroal já se encontram numa fase avançada.

Numa altura em já se começam a instalar alguns equipamentos, esta intervenção, por se revelar “mais complexa” do aquilo que se previa, conheceu alguns atrasos. “O edifício que está dentro da muralha tinha uma estrutura muito frágil e quando começaram as obras, foi preciso reformular o projeto, consolidar. Houve algumas derrocadas e tivemos um inverno muito chuvoso que atrasou um pouco o projeto”, explica o presidente da Câmara, João Grilo.

De acordo com o autarca, esta é uma “uma obra estruturante”, dado que este será o primeiro núcleo museológico de Alandroal. “Não existe um núcleo museológico ativo, onde se possa conhecer um pouco da história, da cultura e da arqueologia do concelho”, lembra João Grilo.

Através deste centro interpretativo, a autarquia pretende dar a conhecer aos visitantes e aos próprios alandroalenses os “principais aspetos culturais” do concelho. Este novo espaço será “um convite a conhecer o concelho e os futuros núcleos” que virão a ser criados. Para além de um museu dedicado “exclusivamente ao Endovélico”, está previsto um projeto com vista à valorização da Torre de Menagem do castelo. “A ideia é que o castelo, aos poucos, seja todo ele um núcleo de visitação que, neste momento, ainda não é”, garante João Grilo.

Para além do período de execução da obra, também o seu financiamento foi alargado, sendo faseado entre os programas operacionais Alentejo 2020 e 2030.

A obra do Centro Histórico e Interpretativo do Castelo de Alandroal consiste na reabilitação do edifício da Casa do Interior do Castelo e dos arranjos exteriores da zona envolvente.  Este novo espaço museológico será constituído por um espaço para exposição de peças do espólio arqueológico do concelho e outro para instalação de um conjunto de aplicações multimédia, com conteúdos de promoção e divulgação turística do concelho.

Guilherme Lourenço e Fátima Buchas foram os vencedores do 10º Run Castle

Neste domingo, 29 de setembro, a manhã foi de Run Castle, em Montemor-o-Novo, uma prova de trail que chegou este ano à sua 10.ª edição, e que reuniu cerca de 400 atletas e mais de 100 equipas, entre os 26 km (uma estreia em 2024), 17 km, 10 km e caminhada também de 10k. Integrada no Circuito “Trilhos do Montado”, a prova foi organizada pelo Atlético Clube de Montemor, e contou com o apoio do Município de Montemor-o-Novo, União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras, Bombeiros Voluntários de Montemor, Associação de Atletismo de Évora e GNR. O evento teve balanço altamente positivo e foi um sucesso, com excelente organização e inúmeros rostos de sorrisos rasgados, pelo ambiente vivido, pelo desafio e superação.

No trail de 26K, na geral masculina, Guilherme Lourenço (CRP Ribafria) conquistou o 1.º lugar do pódio, chegando à meta com 1:49:39 de prova, com Rui Martins (GD Pavia/Vamos Ajudar i David a Sorrir) a ficar em 2.º lugar, e Rodrigo Carrilho (Casa do Benfica de Reguengos de Monsaraz), que já venceu a prova 3 vezes, a fechar o pódio. Já na geral feminina, nos 26K, Fátima Buchas (EDV Viana Trail) subiu ao patamar mais alto da classificação, deixando Elsa Coelho (Trail do Texugo) em 2º e Carolina Rosa em 3.º.

No trail de 17K, na geral masculina, Ricardo Gomes (Amiciclo Grândola) foi o 1º a cortar a meta, sendo seguido por Marco Marques (ACR Sra do Desterro – Napo) e Luís Ruxa (Sharish Gin/GD Piranhas do Alqueva) no 3º lugar. Na geral feminina dos 17K, Vanessa Silva (GDC Rio de Moinhos), bisou pelo segundo ano consecutivo no Trail Longo, alcançando o 1º lugar do pódio, deixando Paula Ramalho (Casa do Benfica de Reguengos de Monsaraz) em 2º e Adelina Tanganho (Casa do Benfica de Reguengos de Monsaraz) na 3.º posição. Por equipas, nos 17K, o GDC Rio de Moinhos conquistou o 1.º lugar, ficando os Linces de Montemor em 2.º, e o Clube Raquel Cabaço a alcançar o 3.º lugar.

No Mini-Trail de 10K, em masculinos, Luís Almeida (Associação de Jovens da Landeira) bateu a concorrência e alcançou o topo da classificação geral, com Hugo Garrote (HG Training System) a obter o 2º lugar e Rafael Carvalho (Perna Longa do Almansor) a completar o pódio. Já em femininos, Cátia Santana (Alandroal United Runners) completou os 10K em 1.º lugar, ficando a jovem montemorense Júlia Matos em 2.º e Jéssica Silva em 3.º. Por equipas, nos 10K, os Furões do Alentejo conquistaram o 1.º lugar, ficando os Fura Pastos em 2.º, e o Clube Amigos Atletismo Moita a alcançar o 3.º lugar.

GNR de Évora registou quatro acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, dia 01 de outubro, quatro acidentes de viação, sendo três colisões e um atropelamento de animal, dos quais resultaram danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas três ocorrências: um crime contra as pessoas e dois crimes contra o património.

No âmbito contraordenacional registaram-se 79 infrações relativas à legislação rodoviária e 19 relativas à legislação ambiental.

Detido por tráfico de estupefacientes em Montemor-o-Novo

O Comando Territorial de Évora, através do Posto Territorial de Montemor-o-Novo, no dia 28 de setembro, deteve um homem de 17 anos por tráfico de estupefacientes, na localidade de Montemor-o-Novo.

Na sequência de uma ação de patrulhamento, em Montemor-o-Novo, os militares da Guarda detetaram um indivíduo que, ao aperceber-se da presença da viatura da Guarda, adotou uma atitude suspeita. Foi realizada uma abordagem e uma revista ao suspeito, tendo-se detetado que este estava na posse de produto estupefaciente, nomeadamente haxixe.

Em ato contínuo, foi realizada uma busca domiciliária à residência do suspeito, tendo sido detetado mais produto estupefaciente e outros materiais relacionados com o tráfico de droga.

No decorrer da ação foi possível apreender 204,76 doses de haxixe; 73 doses de MDMA; duas botijas de óxido nitroso; uma balança de precisão; diverso material relacionado com o corte e  acondicionamento de estupefacientes.

O detido foi constituído arguido, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Montemor-o-Novo.

As diligências policiais contaram com o reforço do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Montemor-o-Novo.