XVI Águas Abertas leva 110 nadadores até à Barragem dos Minutos

Teve lugar no passado sábado, 22 de junho, a 16.ª edição da prova de Águas Abertas, que reuniu nadadores federados e não federados na Barragem dos Minutos, em Montemor-o-Novo. Organizada pelo Município, com o apoio da Associação de Natação do Alentejo e dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo e Arraiolos, a prova foi, uma vez mais, um sucesso.

Com a manhã a estar muito agradável, participaram um total de 110 nadadores, a maioria em representação de diversas equipas: Atlético Clube de Montemor, Alhandra Sporting Club, AMINATA, Associação Académica de Coimbra, CF Estremoz, Casa do Povo de Ferreira do Zêzere, Escola de Natação da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Os Tijolos e Sociedade Filarmónica Palmelense.

Em termos competitivos a manhã iniciou com a prova de promoção de 400 metros, seguindo-se as provas de 1.500 metros federados, 1500 não federados e, finalmente, para encerrar o evento com alegria e diversão, uma prova de promoção de estafetas (4x300m), onde estiveram 11 equipas. Após as provas, a entrega dos prémios contou com a presença do Vereador do Pelouro do Desporto, António Pinto Xavier.

Na prova de promoção de 400 metros, em termos absolutos, nos femininos, a 1.ª classificada foi Sofia Dias (ACM), em 2.º Carolina Fonseca (CF Estremoz) e em 3.º Beatriz Santos (ACM). Já em masculinos, Santiago Falcão (ACM) ganhou pelo 2º ano consecutivo, sendo seguido de Nuno Saramago (CF Estremoz) e em 3.º ficou Miguel Gambutas (CF Estremoz).

Na classificação geral da prova de 1500 metros federados, em femininos, Ana Cruz (24.32,96), do AMINATA, alcançou o 1.º lugar do pódio (nadando na Categoria 4), seguindo-se em 2º Cláudia Silva do ACM (1.ª classificada na Categoria 2), e em 3º Carolina Cénico, também em representação do ACM (1.ª classificada na Categoria 1). Já em masculinos, Cristiano Almeida Santos (21.48,85), em representação da Casa do Povo de Ferreira do Zêzere, venceu a competição (nadando em Master ABCD), sendo seguido por Guilherme Alves do ACM (1.º classificado na Categoria 4) e João Carlos Malta (2.º classificado em Master ABCD).

Na pontuação geral da prova de 1500 metros não federados, em femininos, Carla Costa (34.04,61), de Os Tijolos, foi a mais rápida a terminar a prova (nadando em Master EFGH), seguindo-se Inês Sofia Ferreira (1ª na Categoria 4), e Ana Vieira Lopes (2ª em Master EFGH), fechou o pódio. E em masculinos, Gonçalo Leão (23.19,40) venceu a prova (1.º classificado na Categoria 4), classificando-se em 2º António dos Santos Ricardo (1º classificado em Master ABCD) e em 3º Pedro Caetano (2.º classificado em Master ABCD).

Como forma de presentear os mais veteranos em prova foram igualmente entregues ofertas, por parte do Município de Montemor-o-Novo, aos atletas mais veteranos em prova: Maria do Carmo Fonseca, a 1ª classificada em Master IJKL, e Miguel Velez, da Sociedade Filarmónica Palmelense.