O renovado Rossio de São Brás em Évora, acolhe até 30 de junho mais uma edição da Feira de S. João.
Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara Municipal de Évora no momento da inauguração referiu “que esta é uma edição especial em que são assinalados os 50 anos do 25 de Abril”.
Um dos momentos altos da Feira é o tradicional Grande Prémio de S. João de atletismo, agendado para dia 22 (sábado), a partir das 21.00 horas, no Complexo Desportivo da cidade. No dia 23 (domingo), a partir das 09.00 horas, para os mais pequenos, realiza-se o Run Kids. Na área do desporto temos ainda torneios de São João em várias modalidades para além de diversas iniciativas de demonstração.
A pensar na melhoria da mobilidade e em deslocações tranquilas para o recinto da Feira, a autarquia reforça a rede de transportes gratuitos com ligação aos parques de estacionamento periféricos (Av. Eng. Arantes e Oliveira, Porta da Lagoa, Porta de Aviz e Av. Lino de Carvalho). Estas carreiras gratuitas vão funcionar diariamente, entre as 20.00 horas e as 00.30 horas, em percurso contínuo com paragem em todos os parques referidos.
A preocupação para com as pessoas com mobilidade reduzida reflete-se na disponibilização, por parte da Câmara Municipal, de percursos, casas de banho e estacionamentos acessíveis.
Recorde-se que a Feira de S. João é um dos certames mais antigos da região, tendo a primeira edição acontecido em 24 de junho de 1569, através de alvará concedido por D. Sebastião.
Todos os dias tem concertos gratuitos.
Hoje às 22.00 horas Dino D’Santiago, amanhã Van Zee, segunda-feira, dia 24 Ricardo Ribeiro canta Zeca Afonso, dia 25 de junho há noite de folclore, dia 26 Manuel Guerra, dia 27 Capitão Fausto, dia 28, Carolina Deslandes, sábado dia 29 Rui Veloso, o evento encerra com a música de Ivandro no domingo dia 30 de junho.


Celebrou-se na sexta-feira, 21 de junho, o Dia Internacional do Yoga em Montemor-o-Novo, organizado por Fernando Cunha e Luísa Rabasqueira do Monte de Magia, com o apoio do Município de Montemor-o-Novo.


Amanhã, sábado dia 22 de junho, pelas 22.00 horas, Debora Paris traz sons de Cabo Verde à Praça da Liberdade de Coruche, onde irá interpretar temas clássicos do reportório cabo-verdiano, prevendo-se ainda alguns originais, mornas e coladeiras, mas também a “soul music” poderá fazer parte do alinhamento.
A Entidade Regional de Turismo do Alentejo reforça a estratégia de promoção da região com a organização de uma iniciativa que reúne a tradição, cultura e gastronomia alentejana.
Retrospectivando e concluindo a prática investigativa que tem ocupado Rogério Nuno Costa desde 2015 em projetos para-académicos que coexistem nas interseções entre Arte, Ciência, Filosofia e Cultura Pop, “Multiversidade” propõe a produção, apresentação e problematização de um discurso especulativo e pós-ficcional que ambiciona a previsão do futuro da Universidade através do exercício queer da falha/falta, apresentado enquanto dispositivo de resistência a modelos hegemónicos de produção e partilha de conhecimento.
Os últimos quatro edifícios do projeto de ampliação do Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), em Évora, num investimento total superior a 10 milhões de euros, foram hoje inaugurados, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro e do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre.
No âmbito da iniciativa “Noites Curtas”, realizada pelo Projecto Ruinas, e que integra a programação da “Cidade Pre0cupada”, organizada pelas Oficinas Do Convento, tiveram lugar na Oficina da Criança, em Montemor-o-Novo, duas sessões de “Tardes Curtinhas”.
Ontem em Dia Mundial do Refugiado, Vendas Novas deu um passo significativo no apoio humanitário com a inauguração do Centro de Acolhimento a Refugiados. Localizado no antigo edifício dos Salesianos, este centro é uma iniciativa do JRS Portugal – Serviço Jesuíta aos Refugiados.
O Núcleo dos Dadores de Sangue do Concelho de Mora convida todos os interessados a participar na colheita de sangue que irá decorrer amanhã, dia 22 de junho, entre as 9.30 horas e as 13.00 horas, no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Mora.
No final de tarde de quarta-feira, dia 19 de junho, realizou-se na Piscina Coberta Municipal de Montemor-o-Novo, mais uma Mega Hidro, na qual cerca de 30 participantes, entre alunos da Escola de Natação e população inscrita, puderam participar numa aula de hidroginástica bastante especial e animada do início ao fim.
Teve inicio dia 19 de junho, a segunda edição do Torneio de Futsal “Quim da Bola”, organizado pelo Grupo União Sport. A grande novidade nesta edição é o terreno de jogo: o novo campo de futsal do Estádio 1.º de Maio com piso sintético, bem como a área em torno do mesmo, agora em cimento, com condições de circulação melhoradas.
A DECO e 16 associações que integram a organização europeia de consumidores (BEUC), apresentaram, recentemente, denúncias às respetivas autoridades nacionais contra o crescente marketplace online chinês Temu, por não proteger os consumidores e por utilizar práticas ilegais de manipulação, violando a recente legislação da União Europeia (UE).
A próxima Hora do Conto, agendada para as 11.00 horas de amanhã, dia 22 de junho na Biblioteca Municipal de Coruche, tem como ponto de partida o livro “Posso Juntar-me ao Clube?”, escrito por John Kelly e ilustrado por Steph Laberis, uma história sobre amizade, diferença, tolerância e um clube onde todos podem entrar.
O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, dia 20 de junho, quatro acidentes de viação, sendo duas colisões, um despiste e um atropelamento de animal das quais resultaram um ferido leve e danos materiais.
Nos passados dias 18 e 19 de junho, uma delegação da OCDE visitou o Alentejo no âmbito do Projeto “Repensar a atratividade regional para uma globalização verde e inclusiva” que conta com o apoio da DG REGIO da Comissão Europeia, e que visa ajudar 11 regiões de 6 países europeus (Grécia, Itália, Letónia, Polónia, Portugal e Espanha) a repensar as suas estratégias de atratividade.
Foi inaugurada esta quinta-feira, 20 de junho, na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo, numa iniciativa integrada no evento “Cidade Pre0cupada”, a exposição “Sonoscultura – Residência Artística – Associação Oficinas do Convento”. Com o apoio do Município de Montemor-o-Novo, a mostra é resultado da Residência Artística promovida pela Associação Oficinas do Convento, com a curadoria de Ricardo Jacinto – OSSO Associação Cultural.
Estão a decorrer nas diferentes freguesias de Montemor-o-Novo, os jogos do município.