Biblioteca Municipal Almeida Faria: 41 anos ao serviço de Montemor-o-Novo

A Biblioteca Municipal Almeida Faria foi fundada em 1983. Desde aí, a sua importância e o seu trabalho ao serviço da população montemorense têm sido irrefutáveis. Quinta e sexta-feira, dias 6 e 7 de junho, a Biblioteca Municipal celebrou o seu 41.º aniversário. Simultaneamente, foi comemorado também o 15.º aniversário da sua Comunidade de Leitores.

Dia 6, pelas 18.00 horas, realizou-se mais uma sessão de Partilha de Leituras da Comunidade, tendo sido discutidas as obras ‘Um Preto Muito Português’, de Telma Tvon e ‘Os Memoráveis’, de Lídia Jorge.

Sexta-feira, dia 7, às 18.30 horas, o programa das comemorações iniciou-se com algumas palavras de Henrique Lopes, Vereador com o pelouro da Cultura e Arte do Município de Montemor-o-Novo, e de Liliana Pincante, em representação da Biblioteca Municipal. Seguiu-se a apresentação do livro ‘Maravi, a Menina da Ilha’, de Márcia Vieira Ávila. Trata-se de um livro – ilustrado com aguarelas da autora – acerca de uma menina, que vive nos Açores, e vai descobrindo o mundo que a rodeia. No fundo, é também uma viagem por São Mateus da Calheta e pelas origens da própria autora. A apresentação contou com a moderação de Carlos Palmito.

As celebrações foram concluídas com um beberete temático que manteve a ligação entre o Alentejo e os Açores. Decorreu ainda um Slam de poesia e houve espaço para um momento musical com David Mira.