Montemor reabilita 10 fogos no âmbito do PRR Habitação

A Assinatura dos Contratos e Homologação inseridos no programa “Construir Portugal: Nova Estratégia para a Habitação” realizou-se ontem, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, em Évora, com a presença dos Ministros, Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, e das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.

O Município de Montemor-o-Novo, representado pelo Presidente Olímpio Galvão, foi um dos 24 municípios que assinaram estes contratos, homologados pelos Ministros, com um valor total de 59 Milhões de euros, destinados à construção de 655 fogos.

O termo de responsabilidade e aceitação, assinado hoje, prevê a Reabilitação de 10 Fogos propriedade da Câmara Municipal, situados na Rua D. Sancho I, n.º 2, em Montemor-o-Novo, com um investimento elegível de 721.992,20 €. Também esteve presente nesta simbólica cerimónia, o Vereador do Pelouro do Planeamento Urbanístico, Habitação e Reabilitação Urbana, António Pinto Xavier.

Olímpio Galvão referiu à comunicação social que este “é mais um dia bom para Montemor-o-Novo, com a assinatura do termo de aceitação PRR Habitação para a renovação de 10 fogos habitacionais, património do Município, em que 6 casas estão habitadas e 4 estão devolutas, por isso, no final da obra podemos dar casa a mais 4 famílias, em que a seleção já está a decorrer”. Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo “é necessário alguma urgência, mas com a assinatura deste termo de aceitação poderemos lançar já o concurso, e é isso que vamos fazer, pois em junho de 2026 temos de ter as pessoas a habitar as casas”.

Na Reunião Ordinária de Câmara Municipal de hoje, 12 de junho, está já incluída na Ordem de Trabalhos esta Empreitada de Reabilitação da totalidade de um prédio urbano sito em Montemor-o-Novo. “Candidatura ao Programa 1º Direito do IHRU – Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência (Aviso nº 01/C02-i01/2021)” – Concurso Público – Escolha e início de procedimento – CPV: 45453100-8 – Obras de recuperação.