VII Gala de Entrega dos Prémios Cinco Estrelas Regiões esta tarde em Mora

À beira da Ribeira da Raia, o espaço idílico da Praia Fluvial do Parque Ecológico do Gameiro, no concelho de Mora, recebe esta tarde a VII Gala de Entrega dos Prémios Cinco Estrelas Regiões.

Nesta cerimónia, que se inicia às 17.00 horas, serão galardoados os vencedores da edição de 2024, bem como apresentadas as marcas e ícones regionais considerados pelos consumidores portugueses como verdadeiramente Cinco Estrelas nas diferentes regiões do país.

Para este ano, a tradição ainda é o que era, e Diamantina Rodrigues voltará a apresentar o evento. A cantora terá a companhia de Heitor Lourenço, ator há mais de 4 décadas, que em 2021 escolheu Mora para viver.

Nesta VII edição do Prémio Cinco Estrelas Regiões, foram distinguidos 100 ícones e 128 marcas regionais de todo o país. Destaque para as Praias, Aldeias e Vilas e Festas e Romarias do nosso país, com um total de 42 vencedores. Como exemplos de praias distinguidas, Zambujeira do Mar, Guincho, Mira, Nazaré ou Praia Fluvial do Pego. Entre as Aldeias e Vilas, de salientar a Aldeia de Dornes (Ferreira do Zêzere), Piódão (Arganil), a Vila do Gerês (Terras de Bouro), Monsanto (Idanha-a-Nova) ou a Cacela Velha (Vila Real de Santo António). Quanto às Festas, Feiras e Romarias, a Festa da Flor (Funchal), Ovibeja (Beja) ou a Viagem Medieval (Santa Maria da Feira), são alguns dos vencedores.

Paulo Chuço, Presidente da Câmara Municipal de Mora, considera que “o evento é um momento alto na vida do concelho. Ao longo dos últimos anos temos procurado destacar o que de tão bom temos para oferecer, das nossas igrejas a museus, quintas a restaurantes. Somos mais procurados e apreciados que nunca, fruto do trabalho de todos os morenses. E, num evento que procura celebrar Portugal, nada melhor que o fazer em local tão icónico para nós, como a belíssima Praia Fluvial do Parque Ecológico do Gameiro, a dois minutos do Fluviário”.

Para Débora Silva, uma das Fundadoras do Prémio Cinco Estrelas, “este é um momento de comunhão e de portugalidade. Hoje será celebrado o que de melhor existe nas diferentes regiões do país, desde marcas e negócios regionais que se diferenciam pela sua qualidade, a ícones patrimoniais e culturais que marcam Portugal. E o nosso país tem tanto para mostrar!”. E a responsável reforça: “a possibilidade de realizar este evento num concelho tão ativo, cheio de projetos atrativos, como Mora, deixa-nos entusiasmadas, com a garantia que será um momento inesquecível. «Mora nas Estrelas» é o nosso claim, e quem conhece os finais de tarde na Praia Fluvial do Gameiro compreende bem o seu significado”.

O Prémio Cinco Estrelas Regiões tem como objetivo identificar e valorizar o que de melhor se faz de Norte a Sul de Portugal, em categorias, como Gastronomia, Aldeias e Vilas, Recursos Naturais, Monumentos e Património, além dos negócios locais que se diferenciam pela sua qualidade. Para tal, é utilizada a metodologia do Prémio Cinco Estrelas, que este ano envolveu a participação de 454.000 consumidores portugueses que avaliaram 1.036 marcas.