Favoritas começam a definir posições no “Montemor Ladies Open”

Começa a ficar tudo mais claro, no que diz respeito a quem poderá assumir a candidatura ao título deste primeiro torneio do Montemor Ladies Open.

Nos encontros de ontem, jogaram-se os oitavos-de-final de singulares, duas verdades absolutas: a primeira é que infelizmente já não temos representantes lusas, uma vez que Ana Filipa Santos foi eliminada pela suiça Valentina Ryser (6-3 e 6-3), e, a outra, é que quatro das oito cabeças-de-série ainda continuam em prova, sendo que podem ser seis, caso Kimberly Birrell, a australiana primeira favorita, vença a sueca Jacqueline Cabaj Awad, e Catherine Sebov, a canadiana que aparece no oitavo posto como pré-designada, leve de vencida a finlandesa Anastasia Koulikova, em dois encontros que estão neste momento a decorrer.

Nos duelos realizados na parte da manhã aqui no Clube de Ténis de Montemor-o-Novo, destaque para o triunfo da indiana Ankita Raina sobre uma das mais promissoras tenistas checas da atualidade, Linda Klimovicova, com Raina, que conta no seu vasto currículo com 1 título WTA, 1 WTA 125 e 11 torneios futures, a vencer por 3-6, 6-2 e 6-1, numa autêntica lição de saber esperar pelo momento certo para desferir o golpe de misericórdia na sua talentosa oponente. A suíça Leonie Kung também foi bem sucedida, apesar da réplica oferecida pela compatriota Sebastiana Scilipoti, que obrigou a um terceiro set para se encontrar a vencedora. Kung fechou o embate por 6-1, 6-7 (5) e 6-2.

E se as representantes helvéticas estão a avançar no quadro, o mesmo acontece com as suas congéneres australianas, já que Talia Gibson e Destanee Aiava também seguiram para os quartos-de-final. Gibson, terceira favorita, afastou a luxemburguesa Marie Weckerle (6-3 e 6-3) e Aiava, quarta cabeça-de-série, eliminou Evialina Laskevich (6-2 e 6-1).

Em dificuldades mas a contornar as mesmas com maestria esteve a italiana Lucrezi Stefanini. A jogadora natural de Florença, segunda mais cotada em Montemor, 171.ª WTA), recuperou de uma desvantagem de 6-2 e 2-0 que levava a australiana Elena Micic, virando o resultado a seu favor por 6-3 e 6-3 no segundo e terceiro parciais.

Nos pares, vão começar agora mesmo os quartos-de-final desta variante com os duelos: Yexin Ma (China)/Ankita Raina (India) vs Iveta Dapkute (Lituânia) /Aleksandra Zuchanska, Valentina Ryser (Suiça)/Marie Weckerle (Luxemburgo) vs Madelaine Brooks (GRB)/Eudice Chong (Hong Kong), Sarah Beth Grey (GRB)/Tara Moore (GRB) vs Leonie Kung (Suiça)/Evialina Laskevich e Destanee Aiava (Austrália)/Elena Micic (Austrália) vs Jamie Loeb (Estados Unidos)/Maria Mateas (Estados Unidos).