O consumo de café fora de casa em Portugal subiu em 2023 face a 2022, segundo um estudo TGI da Marktest que quantifica, o ano de 2023, em 3 milhões e 799 mil o número de indivíduos que referem beber café fora de casa, o que representa 51.0% dos residentes no Continente com idades entre 15 e 74 anos.
O pico deste indicador verificou-se em 2014, com 64% dos indivíduos a indicar que consumiam café fora de casa, tendo depois sido registadas percentagens sempre inferiores. Em 2019 o indicador veio a revelar um crescimento face aos cinco anos anteriores, baixou sucessivamente nos dois anos seguintes, sobretudo devidoàá pandemia, tendo iniciando em 2022 uma recuperação.
Os homens, os indivíduos com idades entre 45 e 64 anos, assim como os residentes no Litoral Centro e os pertencentes à classe média quem mostra maior afinidade com este consumo.
Os dados do TGI revelam ainda que a hora de almoço é o momento do dia em que um maior número de indivíduos diz ter este consumo.
Os dados e análises apresentadas fazem parte do estudo TGI, propriedade intelectual da Kantar Media, e do qual a Marktest detém a licença de exploração em Portugal, é um estudo único que num mesmo momento recolhe informação para 17 grandes sectores de mercado, 280 categorias de produtos e serviços e mais de 3000 marcas proporcionando assim um conhecimento aprofundado sobre os portugueses e face aos seus consumos, marcas, hobbies, Lifestyle e consumo de meios.