Exposição “Tauromaquia de Coruche – História, Arte, Tradição” – um esboço da História da tauromaquia de Coruche

O Núcleo Tauromáquico de Coruche convida a visitar a exposição de longa duração “Tauromaquia de Coruche – História, Arte, Tradição” – um esboço da História da tauromaquia de Coruche – e a exposição do acervo do cavaleiro tauromáquico António Luiz Lopes, decorrente da ação de Rafael Pena Monteiro, neto do cavaleiro, que confiou ao Museu o seu depósito.

Pensado desde o seu início como um projeto integrado e contínuo, o Núcleo leva a cabo investigação e trabalho pautado por inventariar, registar, estudar e, finalmente, apresentar o património tauromáquico do Concelho.

A recolha e a inventariação de documentos gráficos permitem despertar memórias e acontecimentos, bem como localizar, no espaço e no tempo, os percursos dos intervenientes quando, por exemplo, um cartaz nos revela uma data de alternativa.

Por sua vez, objetos como o troféu de uma temporada ou de uma corrida materializam momentos fundamentais mas também quotidianos que nos são traduzidos fisicamente por selas e estribos, bandarilhas, capotes ou uma tourinha. É na intersecção de todos estes conjuntos de elementos observáveis que se destila o conhecimento sobre os próprios e sobre a História da tauromaquia em e de Coruche.

Porque a História constrói-se, a cada passo, com o contributo de todos, convidamo-lo a visitar os nossos museus e a desfrutar de vivências inesquecíveis em comemoração da vida singular e coletiva de Coruche.

Esta exposição está aberta ao público de terça-feira a domingo, no horário do Museu Municipal. Encerra a segundas-feiras e feriados, exceto 15 e 17 de agosto (feriado municipal).