Mora recebe a Gala de Entrega dos Prémios Cinco Estrelas Regiões 2024

À beira da Ribeira da Raia, o espaço idílico da Praia Fluvial do Parque Ecológico do Gameiro, no concelho de Mora, recebe na tarde do dia 6 de junho a VII Gala de Entrega dos Prémios Cinco Estrelas Regiões. Nesta cerimónia, que se inicia às 17h00, serão galardoados os vencedores da edição de 2024, bem como apresentadas as marcas e ícones regionais considerados pelos consumidores portugueses como verdadeiramente Cinco Estrelas nas diferentes regiões do país.

Para este ano, a tradição ainda é o que era, e Diamantina Rodrigues voltará a apresentar o evento. A cantora terá a companhia de Heitor Lourenço, ator há mais de 4 décadas, que em 2021 escolheu Mora para viver. Entre os nomes confirmados para o evento, encontra-se, naturalmente a anfitriã da Gala, Paula Chuço, Presidente da Câmara Municipal de Mora, bem como José Manuel Santos, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, António Tavares Pinto Carmona Mendes Presidente da Irmandade dos Clérigos, e Cristina Ávila, Delegada de Turismo dos Açores. Para além de inúmeros outros autarcas de municípios das várias regiões cinco estrelas do país.

Nesta VII edição do Prémio Cinco Estrelas Regiões, foram distinguidos 100 ícones e 128 marcas regionais de todo o país. Destaque para as Praias, Aldeias e Vilas e Festas e Romarias do nosso país, com um total de 42 vencedores. Como exemplos de praias distinguidas, Zambujeira do Mar, Guincho, Mira, Nazaré ou Praia Fluvial do Pego. Entre as Aldeias e Vilas, de salientar a Aldeia de Dornes (Ferreira do Zêzere), Piódão (Arganil), a Vila do Gerês (Terras de Bouro), Monsanto (Idanha-a-Nova) ou a Cacela Velha (Vila Real de Santo António). Quanto às Festas, Feiras e Romarias, a Festa da Flor (Funchal), Ovibeja (Beja) ou a Viagem Medieval (Santa Maria da Feira), são alguns dos vencedores.

Paulo Chuço, Presidente da CM de Mora, considera que “o evento do próximo dia 6 de junho é um momento alto na vida do nosso concelho. Ao longo dos últimos anos temos procurado destacar o que de tão bom temos para oferecer, das nossas igrejas a museus, quintas a restaurantes. Somos mais procurados e apreciados que nunca, fruto do trabalho de todos os morenses. E, num evento que procura celebrar Portugal, nada melhor que o fazer em local tão icónico para nós, como a belíssima Praia Fluvial do Parque Ecológico do Gameiro, a dois minutos do Fluviário”.

Para Débora Silva, uma das Fundadoras do Prémio Cinco Estrelas, “este é um momento de comunhão e de portugalidade. No dia 6 de junho será celebrado o que de melhor existe nas diferentes regiões do país, desde marcas e negócios regionais que se diferenciam pela sua qualidade, a ícones patrimoniais e culturais que marcam Portugal. E o nosso país tem tanto para mostrar!”. E a responsável reforça: “a possibilidade de realizar este evento num concelho tão ativo, cheio de projetos atrativos, como Mora, deixa-nos entusiasmadas, com a garantia que será um momento inesquecível. «Mora nas Estrelas» é o nosso claim, e quem conhece os finais de tarde na Praia Fluvial do Gameiro compreende bem o seu significado”.

O Prémio Cinco Estrelas Regiões tem como objetivo identificar e valorizar o que de melhor se faz de Norte a Sul de Portugal, em categorias, como Gastronomia, Aldeias e Vilas, Recursos Naturais, Monumentos e Património, além dos negócios locais que se diferenciam pela sua qualidade. Para tal, é utilizada a metodologia do Prémio Cinco Estrelas, que este ano envolveu a participação de 454.000 consumidores portugueses que avaliaram 1.036 marcas.