Observação de borboletas noturnas em Cabeção

A Associação dos Amigos da Natureza de Cabeção, concelho de Mora  realiza hoje, pelas 20.30 horas a sua primeira atividade de “Observação de Borboletas Noturnas”.

Será uma noite de descobertas fascinantes enquanto exploram o mundo encantador das borboletas noturnas. Equipados com tripés, lâmpadas UV, lençóis de observação, recipientes para recolha e máquinas fotográficas, irão identificar e documentar essas criaturas maravilhosas.

Para garantir o seu lugar e receber mais detalhes sobre o evento, inscreva-se através do  website www.amigosnatureza.com Não perca esta oportunidade única de se conectar com a natureza e desfrutar de uma noite memorável sob o céu estrelado.

APAVT e ERT Alentejo e Ribatejo exploram parcerias para potenciar o turismo regional

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) e a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo reuniram-se com o objetivo de encontrar formas de colaboração com vista a impulsionar o turismo nestas regiões.

O encontro, que contou com a presença da Direção da APAVT e de representantes da ERT Alentejo e Ribatejo, incluindo os respetivos Presidentes, Pedro Costa Ferreira e José Manuel Santos, teve em agenda a identificação de oportunidades de cooperação para melhorar a comercialização da oferta turística destes destinos.

Em resultado desta reunião, está a ser estudada a possibilidade de se estabelecer um acordo bilateral que permita aos associados da APAVT participar ativamente na estruturação e promoção dos produtos turísticos característicos das duas regiões.

Produtos como o Cycling, Caminhos de Santiago, Enoturismo, e Turismo Rural foram referidos como focos de interesse para esta potencial parceria, visando não apenas promover essas  experiências turísticas, mas também potenciar a sua comercialização de maneira mais eficaz.

Durante o evento, a ERT Alentejo e Ribatejo, juntamente com as associações Heranças do Alentejo e Vinhos do Tejo, apresentaram à Direção da APAVT uma variedade de produtos e redes de oferta que estão a ser desenvolvidas nas duas regiões, destacando a diversidade e a riqueza do patrimônio turístico local.

Esta iniciativa reflete o compromisso contínuo da APAVT e da ERT Alentejo e Ribatejo na promoção do turismo sustentável e de qualidade nestas regiões, além de reforçar a importância da colaboração entre entidades públicas e privadas para o desenvolvimento do setor.

Grupo União Sport a recebe amanhã o Sporting Viana do Alentejo

Depois das meias-finais da Taça Distrito de Évora, neste domingo, 28 de abril, regressam os campeonatos. Na Liga Elite, joga-se a 20ª jornada, com o Grupo União Sport a receber o Sporting Viana do Alentejo. Já na Liga AFE, disputa-se a 1ª mão do Play Off, com o Estrela Escouralense a viajar até Aguiar e o Foros de Vale de Figueira a receber o Calipolense.

Focando a partida que a RNA acompanha com relato, a receção do União ao Sporting de Viana, é de referir que o Viana é o 2º melhor ataque, não perde há 10 jogos e está em 3º lugar na Elite, com 39 pontos.  Fábio Neves, Treinador do GUS, antevê mais um jogo complicado recordando que na 1ª volta o União fez uma boa exibição mas perdeu.

Agora a Liga AFE, onde temos duas equipas no concelho de MOntemor-o-Novo no Play Off da Liga AFE: Escouralense e Foros de Vale de Figueira.

Este domingo, na 1ª mão da meia-final da Liga AFE, o Escoural vai até Aguiar. João Rolo, treinador do Escouralense, espera “um jogo muito difícil, num campo muito complicado, contra uma equipa que foi em crescendo no campeonato”.

Já os Foros de Vale de Figueira, no jogo da 1.ª mão do Play Off recebe o Calipolense. Gonçalo Teixeira, treinador dos Foros de Vale de Figueira, espera “um jogo decidido nos detalhes e quer aproveitar jogar em casa, no pelado, para ganhar vantagem para a 2ª mão”.

Queijaria das Romãs conquista medalha de ouro no 14º concurso nacional de queijos frescos tradicionais

 A Queijaria das Romãs é uma empresa familiar de Vendas Novas, que desde 1988 se dedica ao fabrico de queijo fresco de leite de ovelha. Esta empresa conquistou recentemente uma medalha de ouro no 14º concurso nacional de queijos frescos tradicionais.

Manuel Enes Ferreira, sócio-gerente da empresa, adiantou à RNA, que “foi com uma enorme satisfação que recebeu a notícia, é um reconhecimento dos 40 anos a fazer este queijo”.

“Apesar das técnicas de confeção não serem 100% artesanais, no entanto o processo de fabrico em algumas fases continua a ser com a mão- de- obra sem ser prensado, para que mantenha a textura que o define”, acrescentou.

O produto principal desta empresa é o queijo fresco, mas também têm o requeijão e o almece tão conhecido no Alentejo. Para além destes produtos a Queijaria das Romãs também trabalha com outra empresa que confeciona queijadas de queijo fresco.

 

Estremoz: 36.ª edição da FIAPE de 1 a 5 de maio

De 1 a 5 de maio, irá decorrer a 36.ª edição da FIAPE – Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz, em paralelo com a 40.ª edição da Feira de Artesanato de Estremoz, no Parque de Feiras e Exposições desta cidade.

As inscrições para participar como expositor estão abertas até ao dia 8 de março, podendo participar todas as empresas, empresários e instituições, nas diversas áreas e sectores de atividade presentes no certame: atividades comerciais e industriais, artesanato, maquinaria agrícola, automóveis, produtos regionais, restaurantes, bares e similares.

Tratando-se a FIAPE de um dos maiores certames de promoção e valorização económica do Alentejo, pelo que esta é uma excelente oportunidade para as empresas exporem e comercializarem os seus produtos, tendo em conta os milhares de visitantes que anualmente marcam presença no certame.

Para além disso, a FIAPE irá contar com um diversificado programa de animação cultural e espetáculos musicais, os quais serão anunciados muito em breve, através das diversas plataformas online do Município.

Tal como nos anos anteriores, a FIAPE é organizada pelo Município de Estremoz, contando com a parceria da ACORE – Associação de Criadores de Ovinos de Estremoz na organização da exposição pecuária e com o co-financiamento do IEFP na realização da Feira de Artesanato, através do Programa de Promoção de Artes e Ofícios.

Formandos da CERCIMOR foram conhecer um pouco mais da historia da Cidade de Montemor-o-Novo

Os formandos do Centro de Reabilitação e Formação Profissional da Cercimor foram conhecer um pouco mais da historia da Cidade de Montemor-o-Novo, dentro do próprio Castelo.

Para alguns formandos que vêm diariamente de Vendas Novas e de outras aldeias do concelho foi tudo novidade, e também para os que vivem em Montemor-o-Novo, foi possível atualizar os seus conhecimentos.

Começaram por realizar uma caminhada, visitaram o Centro Interpretativo, e ao Castelo e terminaram com um pic-nic realizado por todos.