Um morto e um ferido em atropelamento por Charrete da Romaria a Cavalo

Um homem morreu e o seu filho foi considerado ferido leve, depois de terem sido atropelados, esta quarta-feira, 24 de abril, no concelho de Vendas Novas, por uma charrete que participava na Romaria a Cavalo que liga Moita a Viana do Alentejo.

Pai e filho têm residência na freguesia de Santiago do Escoural, no concelho de Montemor-o-Novo.

Segundo informação do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central, o atropelamento aconteceu na Rua 25 de Abril da Landeira, e o alerta foi dado às 12.28 horas.

Para o local foram mobilizados os Bombeiros de Vendas Novas e de Águas de Moura e a GNR, num total de 15 elementos apoiados por seis veículos e um helicóptero do INEM.

Visitas guiadas à Escola Museu Salgueiro Maia no cinquentenário de Abril em Coruche

No âmbito das celebrações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, o Município de Coruche dinamiza, através do Museu Municipal de Coruche, uma série de visitas guiadas para tod as as idades e públicos à Escola Museu Salgueiro Maia (EMSM).

De escolas a universidades seniores, de autarquias a associações o espaço, localizado e m São Torcato, onde o capitão Salgueiro Maia passou parte da sua infância, está de portas abertas para receber e mostrar, através da recriação de uma sala de aula do Estado Novo e da utilização de jogos tradicionais usados pelas crianças à época, os avanços produzidos no Ensino em Portugal após o 25 de Abril de 1974.

Uma emocionante e esclarecedora viagem no tempo para miúdos e graúdos.

 

Buba Espinho atua esta quarta-feira nas comemorações do 25 de abril em Vila Viçosa

O concelho de Vila Viçosa celebra os 50 anos da Revolução dos Cravos com diversas atividades, entre esta quarta-feira, dia 24, e o próximo domingo, dia 28.

Este ano, estas iniciativas decorrem não só em Vila Viçosa, mas também nas freguesias de Bencatel, Pardais e São Romão.

Inácio Esperança, presidente da Câmara, revela que esta data merece ser comemorada “como merece”, pelo que envolveram “as forças vivas do concelho e as associações, para que existam atividades dos 8 aos 80 anos, para que todas as pessoas possam participar em alguma delas”. O autarca adianta ainda a programação prevista para esta noite e para amanhã, em Vila Viçosa: “começa com um concerto, seguindo-se à meia-noite o fogo de artifício; já no dia 25 de manhã há atividades em todas as freguesias desde jogos tradicionais, caminhadas, solta de pombos, almoços convívio, pelas 15 horas há Assembleia Municipal, seguindo-se nas freguesias vários concertos para a população”.

O destaque destas comemorações é o concerto de Buba Espinho, esta noite, na Praça da República. Inácio Esperança garante que, “pela pessoa que é e pelo tipo de música que interpreta”, considera que “é o artista indicado para satisfazer a população, nas comemorações dos 50 anos da liberdade”.

Município de Vila Viçosa a assinalar o 25 de abril com diversas atividades, já a partir desta noite com o Concerto de Buba Espinho, na Praça da República, marcado para as 22.30 horas, seguido de animação com o DJ Brat e fogo de artifício à meia-noite.

Já na quinta-feira, 25 de abril, pelas 8h30, tem início a “Caminhada do 25 de Abril”, com saída da Casa do Benfica. Às 9 horas, há alvorada de morteiros, hastear da Bandeira nos Paços do Concelho e tem início um torneio de Fut7 e Basquetebol na Escola Secundária, organizado pelo Núcleo do Sporting.

Às 9h15, inicia-se um passeio de BTT, junto à Câmara Municipal, promovido pela Associação Papatrilhos e às 10h30 uma atividade de ginástica de representação, no polidesportivo de Vila Viçosa, da responsabilidade do Agrupamento de Escolas e do Ginásio 100 Pança.

O Grupo de Teatro de Amadores de Vila Viçosa, a partir das 14 horas, irá estar na praça da República e na Avenida Bento de Jesus Caraça, a promover atividades para os mais novos, como pinturas faciais, balões decorativos e um “comboio turístico”. Meia hora mais tarde, realiza-se uma solta de pombos, na Praça da República, onde às 15 horas a Sociedade Filarmónica União Calipolense inicia uma arruada. Às 15h15, decorre a sessão solene comemorativa do 50º aniversário do 25 de Abril de 1974 no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Pelas 15h30, é inaugurada a exposição temporária “Galeria Aqui d’El Arte”, no Centro Cultural Popular Bento de Jesus Caraça.

Nos dias 26 e 27 de abril, o Agrupamento 639 de Vila Viçosa do Corpo Nacional de Escutas apresenta, pelas 21 horas, “Fado Oração – Concerto de Fado e Poesia” e o “Festival de Sopas com Música”. Ainda no dia 27, pelas 15 horas, a Esplanada das Artes do CECHAP acolhe um encontro de poetas populares.

 

Loja “Alfazema” em destaque na rubrica “À conversa com o comécio local

Esta semana na rubrica “À conversa com o comércio local”, temos em destaque a loja de roupa “Alfazema”, situada na Avenida Gago Coutinho em Montemor-o-Novo.

Ana Coelho, proprietária da loja que abriu a 13 de março adiantou á RNA que “Esta ideia já estava há muito tempo em cima da mesa mas foi sempre adiada, tínhamos uma loja de coração as coisas não estavam a correr como nós queríamos, infelizmente não estamos a passar tempos fáceis e surgiu no momento certo. As pessoas diziam que em Montemor não havia “nada para o pessoal jovem, e então pensei, ok, vamos arriscar se der dá se não der não dá”.

Ana Coelho refere que o negócio “tem estado a correr bem, embora  seja  um projeto muito recente mas tem estado a superar as minhas expectativas”.

Tudo para saber sobre este estabelecimento, com Ana Coelho, na rubrica “À conversa com o comércio local”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Primeira reunião dos capitães de abril foi no Monte do Sobral no concelho de Viana do Alentejo

Viana do Alentejo está muito ligada à revolução de abril.

Luís Miguel Duarte, presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo adiantou à RNA que “a primeira reunião dos capitães de abril foi feita no Monte do Sobral que é concelho de Viana do Alentejo. Em algumas intervenções que tenho feito, tenho apelidado o concelho como o berço da revolução de abril, e o berço por isto mesmo, porque os Capitães de Abril reuniram-se aqui para preparar essa revolução, tem um contexto e uma importância histórica para o nosso concelho”.

O presidente reforça que “este ano que se comemora 50 anos da revolução de abril, o concelho de Viana, vai comemorar esta data com diversas iniciativas, não nos vamos limitar como em anos anteriores, temos uma programação ao longo de praticamente de todo o ano que começo a 13 de janeiro, onde condecoramos todos os presidentes eleitos no nosso concelho, presidentes de Câmara, presidentes de Assembleia Municipal de Juntas de Freguesia e de Assembleias de Freguesia”.

“Nestes dias, principalmente no 24 e 25  vamos fazer aqui um pouco o que é normal, os espetáculos da noite de 24 e à meia noite o cante do “Grândola Vila Morena”, este ano com a particularidade de o fazermos com as vozes dos grupos corais”, de forma a assinalar também os dez anos do Cante Alentejano a Património Imaterial da Humanidade”, rematou.

20.ª edição Sabores do Toiro Bravo de Coruche de 3 a 5 de maio

A 20.ª edição Sabores do Toiro Bravo, de Coruche tem lugar de 3 a 5 de maio. Este evento demonstra bravura que dá gosto em típicas tasquinhas ribatejanas instaladas na Praça de Toiros de Coruche.

Confirmadas as participações dos restaurantes Sabores de Coruche, O Farnel, Ó Manel e Carnes Bravas by deCatering, o certame, que tem lugar destacado nos principais roteiros gastronómicos, promete ainda uma ampla programação paralela que inclui masterclasses, mostras de artesanato, folclore, animação taurina de entrada livre, animação infantil e muita música, não esquecendo o Concurso Morfofuncional do Cavalo de Raça Luso-Árabe e a Feira de Artesanato e Produtos Locais.

O certame, evento carismático e autêntico do Ribatejo, fixa uma carta gastronómica de excelência, comemorando na Praça de Toiros os sabores e os saberes em torno da carne brava.

Comemorações dos 50 anos do 25 de abril em Montemor-o-Novo

Este ano assinalam-se 50 anos depois do 25 de abril de 1974. Esta data já está a ser comemorada um pouco por todo o país e o concelho de Montemor-o-Novo não é exceção.

Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, referiu à RNA que “o 25 de Abril merece ser comemorado todos os dias e toda hora, mas este ano é um ano especial é um em que se comemoram 50 anos de 25 de abril de 1974”.  Para o efeito das comemorações “foi convocada uma comissão das forças vivas do concelho de Montemor-o-Novo para trabalharmos em conjunto, no que vão ser as comemorações do 25 de abril, 50 anos sobre a data 25 de abril 1974”.

“Todos os partidos políticos com representação na Assembleia Municipal têm voz nesta comissão, o Agrupamento de Escolas, a União dos Resistentes Antifascistas, o Movimento Democrático de Mulheres, as ARPIS, todas as associações culturais através do gabinete das associações também têm a sua voz, a Liga dos Combatentes, os Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, todas as Juntas de Freguesia, a presidente Assembleia Municipal, eu enquanto presidente da Câmara Municipal e os vereadores com pelouros também estão presentes nesta comissão de comemoração”, acrescentou.

O edil adiantou ainda que “iremos começar oficialmente neste mês de abril, a comemorar esta data histórica para o nosso país. Das comemorações oficiais do município teremos no dia 24 de abril as finais do jogo à descoberta do 25 de abril, pinturas de grafitis organizada pela União de Freguesias da Vila, Bispo e Silveiras, também pela noite do dia 24 de abril iremos ter uma projeção contínua dos nomes dos presos políticos do nosso concelho, iremos ter um concerto com Júlio Pereira, um grande artista que nos trás à memória tempos antigos e músicas de combate à ditadura, Maria Vila Lobos que irá declamar poemas também junto ao Cineteatro Curvo Semedo, a Banda Filarmónica da Casa do Povo de Cabrela, junta-se a nós para esta grande comemoração na véspera do 25 de abril, um grande fogo de artifício comemorativo às 00.00 horas e depois uma arruada com a Banda Filarmónica de Cabrela para relembrar também o que foi a celebração destes anos todos do chegar do 25 de abril ao nosso concelho”.

Olímpio Galvão, refere as iniciativas “No próprio dia 25 de abril temos como tem sido hábito o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho, mas também todas as freguesias às 8:00 horas da manhã irão hastear as suas bandeiras orgulhosamente para celebração desta data. Depois algumas atividades no Parque Urbano, organizadas pela Oficina da Criança, a estafetas da Liberdade que irá este ano ter a sua partida dos Foros de Vale de  Figueira pelas 10: 00 e chegada ao Parque Urbano cerca das 11:15 horas”.

Município de Montemor-o-Novo comemora os 50 anos depois do 25 de abril de 1974, com um vasto leque de atividades.

Atletas recordistas mundiais apadrinham a 18.ª Corrida das Pontes de Coruche

À 18.ª edição, a emblemática Corrida das Pontes, que se realiza a 26 de maio em Coruche, é apadrinhada por duas grandes personalidades do atletismo nacional e internacional: Fernando Mamede e Inês Henriques são os padrinhos do evento em 2024, dando testemunho do seu compromisso com a promoção do desporto e do espírito de comunidade que caracteriza a Corrida das Pontes.

A presença de ambos é motivo de inspiração para todos os participantes, dos corredores competitivos àqueles que participam por prazer, diversão e/ou desafio pessoal.

RCM e APORMOR promovem 2º convívio infantil de Rugby

O dia de sábado foi em cheio no Parque Desportivo Municipal, com muito, muito rugby. No passado dia 20 de abril, o Rugby Clube Montemor organizou, em conjunto com a APORMOR, a 2.ª edição do seu Convívio Infantil de Rugby.

O convívio, para os escalões de Sub-6, Sub-8, Sub-10 e Sub-12, contou com a participação de mais de 400 crianças entre as cerca de 45 equipas representativas de 12 clubes de vários pontos do país. Ao longo do dia, a diversão e o desportivismo não faltaram nos vários campos de jogos, comprovando o enorme sucesso da iniciativa e deste fantástico dia.​

O Município de Montemor-o-Novo também marcou presença neste Convívio, sendo representado pelo Presidente da Câmara, Olímpio Galvão, e pelos Vereadores Sílvia Santos e António Pinto Xavier.

Condicionamento de trânsito devido a fogo de artifício em Montemor

Devido ao lançamento de fogo de artifício no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, o estacionamento na Carreira de S. Francisco, na Rua Cândido de Oliveira e no parque de estacionamento junto a estas vias ficará interdito.

Na hora de lançamento do fogo, pelas 00:00h de dia 25, ficará interdito o trânsito na Carreira de S. Francisco e Rua Cândido de Oliveira.

A autarquia pede desculpas pelo incómodo causado.

Sorteio de sexta-feira do Euromilhões com “jackpot” de 151 milhões

Não houve totalistas no sorteio de ontem, 23 de abril, do Euromilhões, pelo que na sexta-feira, dia 26, estará em jogo um jackpot de 151 milhões de euros.

Quatro segundos prémios, no valor de 195.277,78 euros, saíram no estrangeiro. Para Portugal vem um terceiro prémio, num total de oito, de 22.819,81 euros. Os 1.672,42 euros do quarto prémio saíram a um total de 34 jogadores, dois deles com aposta registada em território nacional.

A chave vencedora do sorteio de ontem era composta pelos números 6, 9, 11, 32 e 49 e as estrelas 2 e 10.

A informação apresentada não dispensa a consulta do site oficial dos Jogos Santa Casa.