Skip to content

Templo Romano de Évora iluminado para assinalar prevenção de maus tratos na infância

O Templo Romano está iluminado com uma cor especial para assinalar que abril é o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.

Uma decisão consensualizada na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Évora que se associa a esta efeméride, a decorrer no mês de abril em todo o país.

Associado a esta causa está o Laço Azul e todas as ações tendentes a lançar a sensibilização para este tema pretendem despertar a consciência dos cidadãos, sob o lema ‘Serei o que me deres … Que seja Amor’.

A história do laço azul começou quando Bonnie W. Finney atou uma fita azul à antena do seu carro para alertar para a questão dos maus tratos, já que os seus netos eram vítimas dos mesmos.  Esta causa passou a ser o símbolo mundial de alerta para a preocupação de envolver a comunidade na prevenção dos maus tratos na infância.

O desafio foi também lançado em Évora às crianças das Escolas do 1.º ciclo do Concelho para elaboração de Laços Azuis com materiais recicláveis e conta com a colaboração da Polícia de Segurança Pública de Évora. Os laços azuis serão expostos em espaço público ainda a definir.

Em colaboração com o Projeto AmanhArte – Programa Escolhas, as crianças da União de Freguesias da Malagueira e Horta das Figueiras estão a construir Laços Azuis que vão ser distribuídos pela comunidade. Será ainda realizada uma sessão de sensibilização com os pais das crianças sobre os Direitos das Crianças.

Pretende-se com estas iniciativas tornar visível o interesse comum das entidades e instituições do concelho relativamente à problemática dos maus tratos na infância, consciencializando a comunidade para o seu papel na prevenção do abuso infantil, bem como promover nas famílias o exercício de uma parentalidade positiva, sem recurso à violência verbal, física e psicológica.

Compartilhe este artigo: