“Dança Participativa” continua a expandir a sua presença

A iniciativa “Dança Participativa” continua a expandir a sua presença, incorporando mais estabelecimentos de ensino no seu circuito de atividades pela cidade e concelho de Évora.

Em 2024, a “Dança Participativa” apresenta-se com uma variedade de atividades que abrangem oficinas de dança contemporânea, assistência a ensaios abertos na Black Box, visitas culturais, conversas e a presença de artistas nas escolas. Estas iniciativas visam sensibilizar, capacitar, qualificar e envolver públicos diversos através de ações de educação artística não formal.

O objetivo é despertar e motivar os participantes para a apreciação e experimentação de diversas linguagens da dança, integrando momentos de formação, partilha de conhecimento, emoções e valores.

Durante o mês de maio, a “Dança Participativa” apresentará oficinas de dança contemporânea destinadas ao primeiro ciclo e jardim de infância, estabelecendo uma articulação com o ensino formal.

As escolas Básicas do Bairro de Almeirim, Horta das Figueiras, Galopim de Carvalho, Azaruja, Nossa Senhora de Machede e Jardim de Infância Nossa Senhora de Machede recebem novamente a “Dança Participativa”. Adicionalmente, a Escola Básica Frei Aleixo integrará pela primeira vez o projeto com 4 sessões durante o mês.

A participação nas atividades é gratuita, mediante inscrição prévia. A “Dança Participativa” está inserida na programação de 2024 da Companhia de Dança Contemporânea de Évora, tem o apoio da República Portuguesa – Cultura, Direção Geral das Artes, e da Câmara Municipal de Évora.

Tem o apoio local da EB1 Bairro de Almeirim, EB1 Horta das Figueiras, EB1 Galopim de Carvalho, EB1 Azaruja, EB1 Nossa Senhora de Machede e Jardim de Infância Nossa Senhora de Machede.