A iniciativa Desafio Pela Saúde, Desporto e Paz, que tem como finalidade sensibilizar a população em geral para a adoção de estilos de vida ativos e saudáveis, está de regresso nos dias 12,13 e 14 de abril, “oferecendo” mais de meia centena de proposta direcionadas a todas as franjas da população.
Tendo sempre como pano de fundo o tema anual da Organização Mundial de Saúde (OMS), a 9ª edição do Desafio Pela Saúde, Desporto e Paz será, este ano, enquadrado pelo desígnio: – A Minha Saúde, o meu Direito, e volta a promover o intercâmbio entre delegações de atletas de Évora e Mérida (Extremadura).
Das mais de meia centena de atividades previstas, destaque, naturalmente, para a Caminhada das Escolas – Serpente Papa Léguas que na sexta-feira, dia 12, a partir do Jardim Público, reunirá mais de 2000 crianças. Uma corrida noturna, de 10 kms, uma caminhada (6kms), ginástica de aparelhos, dança, jogos tradicionais, ténis de mesa, mini golf, matraquilhos, futebol, andebol, patinagem, basquetebol, hidroginástica, atletismo e Boccia são algumas das propostas desportivas previstas. As inscrições para a Corrida (12 de abril/19h00) e Caminhada (13 de abril/17h00) devem ser feitas no seguinte endereço: https://forms.gle/kcvmsxYP1ysAPVVa9 .
A Arena D’ Évora receberá o desporto adaptado e no que à saúde diz respeito o Jardim Público acolhe o Espaço Saúde com: “Campanha de Sono 2024”; “Cessação Tabágica”; “Farmacovigilância na Rua”; “Sensibilização para Rastreios de Saúde na Região Alentejo”; “Leitura de Rótulos”; “Sensibilização para dádiva de Sangue”, entre outras ações.
A Sessão Pública “O Desafio do Direito à Paz – o trabalho da Amnistia Internacional”, no Palácio D. Manuel, pelas 18h00 de sábado, é outro dos destaques do Desafio Pela Saúde, Desporto e Paz cuja programação completa poderá ser consultada em: https://www.cm-evora.pt/…/programas…/desafio-pela-saude/
Esta iniciativa volta a ter como objetivo principal fomentar a atividade física nos diferentes grupos etários e consciencializar a população dos benefícios que os bons hábitos alimentares e a atividade física podem trazer à saúde de cada um.
O evento, que se enquadra também no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde e Dia Mundial da Atividade Física e Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz, proporcionará um vasto leque de atividades desportivas, durante três dias em vários locais designadamente: Jardim Público, Arena D’Évora, Complexo Desportivo, Piscinas Municipais e Palácio D. Manuel, para além de espaços particulares, designadamente campos de futebol, pavilhões desportivos, ginásios, empresas…etc.
Por outro Lado, o Desafio Pela Saúde incluirá ainda diversas atividades de promoção da saúde, nomeadamente, workshops, palestras e seminários ligados à saúde mental e da mulher.
O Desafio pela Saúde, Desporto e Paz é uma parceria entre a Câmara Municipal de Évora, Ayuntamento de Mérida, Unidade Local de Saúde Alentejo Central, a Unidade de Cuidados na Comunidade de Évora, a Universidade de Évora, com a Escola Superior de Enfermagem e a Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano, o Instituto Português de Juventude e Desporto, Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares e PSP.


O Município de Alandroal decidiu acordar com as duas creches a funcionar no concelho, em Santiago Maior e Alandroal, a oferta dos almoços servidos nos dois estabelecimentos a todas das crianças.
Encontra-se em curso, na Casa das Associações, em Montemor-o-Novo, uma Formação em Comunicação Digital promovida no âmbito do programa ‘Formação + Próxima’, correspondendo a 12 horas de formação certificadas pelo Turismo de Portugal. A primeira sessão desta formação teve lugar no dia 21 de março, mas contará com mais duas datas: 28 de março e 4 de abril.
A Trimagisto e o Município de Montemor-o-Novo, devido à instabilidade meteorológica prevista para os dias 28, 29 e 30 de março, decidiram adiar o espetáculo percurso “Vendedor de Recordações” para os dias 11, 12 e 13 de abril.
Este sábado, 30 de março, em São Lourenço de Mamporcão, há Baile da Pinha, com todos os lucros da festa, organizada pela Associação Recreativa e Cultural “8 Bairros”, a reverterem em prol de uma família daquela freguesia do concelho de Estremoz.

O Município de Borba decidiu adiar a realização da Feira do Queijo, na freguesia de Rio de Moinhos, para os dias 12, 13 e 14 de abril.
Esta semana na rubrica “À conversa com o comércio local”, temos em destaque a Ótica Fradinho, situada na Rua de Avis em Montemor-o-Novo.
O Comando Territorial da GNR de Évora registou no dia de ontem 26 de março, cinco acidentes de viação, sendo três despistes, uma colisão e um atropelamento dos quais resultaram dois feridos leves e danos materiais.
No rescaldo do melhor ano turístico de sempre, os associados públicos e privados da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo apreciaram esta terça-feira, 26 de março, em Évora, a conta de gerência e o relatório de atividades respeitantes ao ano transato, tendo os documentos sido aprovados por unanimidade.
Está aberto o Período de Discussão Pública, que decorrerá até ao próximo dia 4 de abril, inclusive, relativo ao Projeto de Regulamento Municipal de Funcionamento e Utilização do Sistema de Partilha de Bicicletas Elétricas – MorBike, integrado na Estratégia de Mobilidade Urbana Sustentável de Montemor-o-Novo (em elaboração) – MobiMor e aprovado pelo Executivo Municipal na sua reunião ordinária de Câmara do passado dia 7 de fevereiro 2024.
No âmbito da empreitada de recarga de pavimentos betuminosos em ruas das freguesias do concelho de Montemor-o-Novo, já se encontra concluída a intervenção na Rua da Primavera, em Foros de Vale de Figueira.
Na época da Páscoa a recolha dos resíduos em Montemor-o-Novo, sofre algumas alterações. Os serviços de recolha e limpeza de ruas serão interrompidos na sexta-feira dia 29 de março e segunda-feira dia 01 de abril.
O Comando Territorial de Évora, através do Posto Territorial de Évora, deteve, no dia 22 de março, dois homens de 54 e 61 anos, por tráfico de estupefacientes e posse de arma proibida, em Évora.
A envolvente e acessos à Fonte da Arregaça, situada junto à vila de Arraiolos foi alvo de uma obra de requalificação. A obra foi financiada pelo “PDR2020”, no valor de 153 540,46€ num total de 191 925,57€ de investimento.
Não houve totalistas no sorteio de ontem, 26 de março, do Euromilhões, sendo que um apostador português venceu um segundo prémio, de 99.867,47 euros, a par de outros quatro no estrangeiro.