Fonte da Arregaça em Arraiolos requalificada

A envolvente e acessos à Fonte da Arregaça, situada junto à vila de Arraiolos foi alvo de uma obra de requalificação. A obra foi financiada pelo “PDR2020”, no valor de 153 540,46€ num total de 191 925,57€ de investimento.

À beleza do lugar podemos juntar a sua antiguidade, a curiosa arquitetura e a sua história singular.

Pela descrição de Túlio Espanca no “Inventário Artístico do Distrito de Évora – Concelho de Arraiolos” ficamos a saber que “foi construída no ano de 1563 por ordem da Câmara frontaria virada a oriente, é construção de alvenaria e planta retangular, coberta por cúpula hemisférica… Teve também chafariz para animais de carga…”

Foi a fonte construída pelo “mestre pedreiro João Marques, morador na vila.” Reportando-nos à “Fonte da Arregaça” ficamos a saber ainda pela pena de Cunha Rivara que “a grande concorrência a esta fonte era origem, às vezes de desordens e escândalos, ao que a autoridade municipal tratou de obviar, nas Posturas que se fizeram em 1588.

A requalificação da fonte permite preservar memórias e reabilitar património municipal, ganhando aquele espaço uma nova vida.