Área de serviço para autocaravanas foi inaugurada em Mora (c/fotos)

Fotos: Municipio de Mora

O Município de Mora já inaugurou a área de serviço e pernoita para autocaravanas, no Parque Ecológico do Gameiro, junto ao Fluviário de Mora.

Na altura da inauguração, a presidente da Câmara Municipal de Mora, Paula Chuço referiu que “este parque de caravanas será uma mais valia também para este espaço, este espaço que é o parque ecológico do Gameiro é a ancora do desenvolvimento turístico, nós temos de olhar para os nossos concelhos também de uma maneira muito célere e muito profunda e temos de ver onde é que há potencial”.

“O potencial do concelho de Mora baseia-se no turismo e é aí que nós temos de trabalhar, é aí que nós temos de desenvolver” […] “Nós sabemos que temos aqui o Fluviário que atrai muita gente mas só por si é insuficiente, o que nós queremos aqui é ter outras ofertas nesta zona que possam trazer as pessoas aqui ao parque, mas que não fiquem apenas aqui pelo parque que possam visitar as quatro freguesias e o lugar de Malaranha”, sublinhou.

Quem também esteve presente na inauguração desta área de serviço de autocaravanas em Mora, foi José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, que salientou que “esta é a 15ª área de serviço de autocaravanas que abrimos no Alentejo e Ribatejo, queremos até ao final do ano chegar às 28, provavelmente até 2025 ultrapassemos as 30”.

“Estamos a construir uma rede de oferta que contribuirá para termos um turismo na região mais competitivo mais sólido, mais sustentável. Estas áreas de serviço acabam também por trazer as pessoas às zonas mais rurais fora dos grandes centros turísticos, as pessoas acabam por ficar aqui, por ir experimentar o restaurante, a mercearia, o comércio da aldeia, da vila, portanto criamos aqui um turismo mais itinerante mais distributivo, cria também mais riqueza nas nossas localidades e é por isso um segmento um projeto que nós temos dinamizado com as câmaras municipais”, acrescentou o presidente da ERT.

A ASA foi projetada e construída com o intuito de contribuir para o desenvolvimento turístico e económico do Concelho. Esta Área de Serviço permitirá incluir Mora na rota dos autocaravanistas. A passagem e/ou permanência de turistas é vista pelo executivo municipal, como oportunidade para divulgar o património existente no Concelho.

A Área de Serviço e Pernoita para Autocaravanas é constituída por uma zona de estacionamento para 31 veículos, dois locais para despejo de águas saponárias e das cassetes sanitárias, com apoio de pontos de água autónomos. Foi criada uma zona de merendas e construídos módulos em madeira com instalações sanitárias, duches e lavandaria.

Uma das caraterísticas inovadoras da ASA é o sistema de admissão e acesso para as autocaravanas, totalmente automático e eletrónico. Outro aspeto a destacar é a envolvente da Área de Serviço, totalmente naturalista.

O projeto da ASA foi alvo de candidatura aprovada no âmbito da medida “Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior”, sendo que do valor total de 215,697.79€, obteve financiamento de 142,000.00€.

Veja as fotos: