Obras em curso para reabilitação de espaço público e vias de circulação criam mais áreas verdes e acrescentam 6 km de vias pedonais e cicláveis à área urbana de Évora.
A Câmara Municipal de Évora tem neste momento em execução duas obras importantes no âmbito do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Évora: “Interface Modal do Rossio de S. Brás” e “Beneficiação da Variante ao PITE – Parque Industrial e Tecnológico de Évora”.
Tendo incluído faixas de circulação pedonais e cicláveis em todo o trajeto das vias objeto de intervenção, será possível, no prazo de dois a três meses, aumentar em cerca de 6 kms a extensão destes percursos, que irão envolver toda a zona Sul da Cidade. Deste modo, ficará aberto o caminho para a circulação a pé ou por meios de mobilidade suave em toda a envolvente Sul da Cidade, possibilitando acesso seguro e ambientalmente limpo às áreas industriais.
Quanto ao “Interface Modal do Rossio de S. Brás”, irá tornar aprazíveis, funcionais e amigas do ambiente as condições de circulação e de fruição do espaço na zona envolvente do Rossio de S. Brás, muralha, e sobretudo na ligação entre a Estação de Caminho de Ferro e o Centro Histórico.
No futuro próximo, está previsto o aumento da extensão das vias de circulação pedonais e cicláveis na zona urbana da Cidade, aproveitando todos os locais em que tecnicamente exista essa possibilidade.
Esta será mais uma importante etapa da implementação prática do Plano Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável de Évora, recentemente desenvolvido pelo Município em colaboração com toda a comunidade.
Informe-se sobre os planos e projetos do Município na área ambiental em www.cm-evora.pt


Os novos hotéis Vila Galé Isla Canela, em Espanha, e Vila Galé Collection Figueira da Foz já têm data de abertura: 15 de abril.
O Comando Territorial de Évora, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Reguengos de Monsaraz, no dia 20 de março, recolheu uma Coruja-do-mato-europeia (Strix aluco), no concelho de Reguengos de Monsaraz.
Continuam os trabalhos para construção da Área de Serviço de Autocaravanas de Viana do Alentejo. Neste momento, encontram-se a ser instaladas as infraestruturas, bem como a ser construído o muro de delimitação.
Cerca de 30 parcelas de montado em várias zonas do Alentejo vão funcionar como laboratório vivo para testar soluções que permitam preservar este ecossistema. O projeto integra 40 parceiros e é liderado pela Universidade de Évora.
A companhia de dança de Évora, tem um projeto denominado “Aqui Também se Dança” que promove a sensibilização, capacitação, qualificação e envolvimento de públicos diversificados através de ações de educação artística não formal direcionado a crianças e jovens.
O Comando Territorial da GNR de Évora registou entre sexta-feira e domingo, de 22 a 24 de março, treze acidentes de viação, sendo seis colisões, cinco despistes e dois atropelamentos dos quais resultaram cinco feridos leves e danos materiais.
A GNR desenvolve a “Operação Páscoa 2024”, a partir desta segunda-feira, 25 de março, e até ao próximo dia 1 de abril, em todo em o território continental, “através da intensificação do patrulhamento e da realização de ações de sensibilização e fiscalização, com o objetivo de combater a criminalidade, contribuir para a redução da sinistralidade rodoviária, regularizar o trânsito e apoiar todos os cidadãos, proporcionando-lhes as festividades da Páscoa e as respetivas deslocações, em segurança”.
Irá decorrer nos próximos dias 30 e 31 de março, em 21 restaurantes de Vendas Novas, o “Fim-de-Semana Gastronómico do Borrego”.




Os jovens interessados em aprender a manipular e compor imagens, podem inscrever-se em mais uma formação denominada “Photoshopadas”, no Centro Juvenil de Montemor-o-Novo.
Na manhã do dia 21 de março, no âmbito da VIII edição da Semana da Bolota, dinamizada pelo Município de Montemor-o-Novo através da Estratégia Alimentar SMEA, decorreu uma Visita à Área Protegida do Montado – “Especial Bolota”, numa organização do Montado do Freixo do Meio.
“Hamlet Cancelado”, é o espetáculo que entra em cena no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo a 30 de março. A criação é de Vinicius Piedade com o acolhimento da Alma d’Arame.
O Comando Territorial de Évora, através do Posto Territorial de Évora, no dia 21 de março, resgatou um homem de 63 anos, com mobilidade reduzida, do interior de uma viatura que se despistou para uma linha de água, no concelho de Évora.