Agrupamento de Escolas Severim de Faria homenageou o seu patrono

O Agrupamento de Escolas Severim de Faria em Évora assinalou ontem, o Dia do Patrono com um conjunto de atividades culturais e desportivas, na escola-sede do Agrupamento, onde estiveram diversos convidados, entre eles o Vereador da Educação da Câmara Municipal de Évora, Alexandre Varela.

Sob o lema “Severim de Faria sem Fronteiras”, a Diretora do Agrupamento, Ana Pires Fernandes, deu as boas vindas aos convidados, numa sessão que decorreu no Auditório da Escola Secundária Severim de Faria.

Este Agrupamento conta atualmente com 160 alunos estrangeiros, de mais de 18 nacionalidades, o que se traduz numa significativa riqueza multicultural, sendo neste dia convidados os alunos de todas as escolas para conviverem entre si, vivenciarem experiências e partilharem atividades, como forma de homenagear o patrono.

Recorde-se que Manuel Severim de Faria, (1583-1655) foi um erudito que é considerado o primeiro jornalista português. Foi também sacerdote, historiador e arqueólogo, tendo passado a maioria da sua vida em Évora, onde deixou a sua marca na vida cultural, cívica e religiosa.

A sessão de abertura do Dia do Patrono contou com uma atuação musical a cargo do Professor António Ramalho e da aluna Maria Inês Frango e também com um momento de Cante Alentejano pelos “Milharucos” (Escola Básica de S. Mamede), ensaiados pelo professor Joaquim Cabral. Incluiu ainda a peça “Severim sem Fronteiras e sem Barreiras”. Finalizou com danças, executadas por alunos da escola.

Da agenda fez parte também uma palestra intitulada “Severim Faria sob a perspetiva do Professor Joaquim Serra” e durante todo o dia o programa incluiu ainda o Circuito Severim. Este, ofereceu Animação na entrada principal (fotografias temáticas), Exposição de Caricaturas com votação, Leitura Animada, Danças “Sem Fronteiras e sem Barreiras”, Experiências químicas diversas, Jogos tradicionais, Leitura para Cães e uma Feirinha.

O almoço foi intercultural e, de tarde, estava previsto o Lançamento de Balões, Entrega de certificados e prémios, caricaturas e Parlamento de Jovens, finalizando o evento com a atuação de DJ Magalhães.