Secretário de Estado da Juventude e Desporto faz roteiro pelo Alentejo

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia (na foto), acompanhado da Vice-Presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), Selene Martinho, visitam as instalações do IPDJ de Portalegre, Évora e Beja amanhã e terça-feira, dias 8 e 9 de agosto.

A visita do Secretário de Estado, tutela do IPDJ, tem como objetivo conhecer, de perto, a realidade dos serviços, dos trabalhadores/as e das entidades parceiras.

No dia 8 de agosto, segunda-feira, pelas 10h00, João Paulo Correia e a comitiva são recebidos no IPDJ de Portalegre pelo Diretor Regional do Alentejo, do IPDJ, Miguel Rasquinho, e pela Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho.

A primeira linha de resposta às necessidades dos/das cidadãos/cidadão está nos serviços regionais, pelo que um dos pontos altos da visita é a deslocação ao IPDJ de Portalegre e o contacto com o corpo técnico que aí trabalha, bem como a visita à Casa de Associações, onde estão alojadas cinco entidades deste concelho ligadas ao desporto e associativismo jovem.

A tarde inicia-se pelas 14h30 com a visita aos serviços do IPDJ de Évora, onde para além dos/das trabalhadores/as, acontecerá, também, um momento de interação com jovens voluntários/as do programa «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas», que ali se encontram em formação. Segue-se, às 15h30, a visita à Pousada de Juventude da cidade eborense, terminando o dia, pelas 16h30h, no Complexo Desportivo de Évora. Esta infraestrutura, propriedade do IPDJ, está sob gestão da autarquia local. Nesta visita, destaca-se, ainda, a presença do Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá.

A manhã do segundo dia, terça-feira, dia 9, arranca às 10h00, com uma visita ao IPDJ de Beja e à Casa de Associações. O Secretário de Estado terá oportunidade de contactar com a equipa do IPDJ,  com as seis entidades juvenis e desportivas ali sediadas, bem como com a equipa da Pousada de Juventude. A meio da manhã, e acompanhado pelo Presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio, é dado a conhecer o projeto da autarquia bejense, «Beja Safe Forest 2022», iniciativa integrada no Programa do IPDJ «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas». De referir que, este projeto, foi premiado em 2019 pelo IPDJ, no âmbito do Prémio «Boas Práticas do Associativismo Jovem» entregue no Dia do Voluntário, 5 de dezembro.