Grupo União Sport empata com Redondense, com Vendas Novas a ficar isolado no 1º lugar

Neste domingo, 17 de março, numa tarde de muito calor, regressaram os campeonatos de seniores, jogando-se a 16ª jornada na Liga Elite e a 15ª jornada da Liga AFE.
Na Elite, o Grupo União Sport (GUS) deslocou-se ao terreno do Redondense onde não conseguiu ir além de um empate 1-1, apesar de, a haver um vencedor, este deveria ser o GUS.
Já no Grupo B da Liga AFE, no derby entre Fazendas do Cortiço e Valenças Sc, a equipa da casa ganhou por 3-1, com cambalhota no marcador. Para além deste derby, o Cortiçadas de Lavre alcançou a 2ª vitória e goleada consecutiva batendo o Tourega por 6-2, o Foros de Vale de Figueira saiu também vitorioso, em casa, ganhando por 2-0 ao S. Pedrense, e o Cabrela foi a Santana do Campo ganhar por 0-5, enquanto que o líder Escouralense descansou nesta jornada.

Em relação ao jogo da 16ª jornada Liga Elite, o União apresentou-se no Campo do Calvário com uma equipa limitada devido às muitas lesões que condicionaram as escolhas de Fábio Neves, com o treinador alvinegro a dar, pela 1ª vez, a titularidade ao jovem Sálio Ai Ai. O União entrou bem na partida, com a formação da casa a apresentar-se algo nervosa e com dificuldades. O conjunto da casa fazia uma exibição apagada, enquanto que o União estava bem defensivamente, a impedir que o Redondense chegasse à baliza de Nuno Brás, mas sem conseguir esticar jogo e sem incomodar o guardião Pedro Roque. Deste modo, até aos 30 minutos, o jogo decorreu sem oportunidades. Foi de bola parada, aos 33 minutos, que o Redondense teve a 1.º situação de golo do encontro, num remate potente de Varela, com o guarda-redes e capitão do União, Nuno Brás, a voar para boa defesa. A equipa de Rui Varela cresceu e acordou nos últimos 10 minutos da 1ª parte, com Vítor Borrego a marcar, perto dos 45 minutos, mas foi assinalado fora de jogo. Em tempo de intervalo, o 0-0 no marcador justificava-se, após uma 1.ª parte fraca, com um Redondense sem ideias e um União bem defensivamente mas com pouco poder para ferir o adversário, não efetuando um remate enquadrado.
O reatar da partida foi feito sem alterações em ambos os conjuntos, e com o jogo a manter-se na mesma toada, com o Redondense apenas a criar perigo em jogadas de bola parada. Aos 60 minutos, Rui Varela não esperou mais, efetuando dupla alteração no Redondense, com Guilherme Reboxo e Luís Quintas a entrarem para os lugares de João Gonçalves e Dinis Gualdino. Um minuto depois, o União teve duas chances, com destaque para a grande oportunidade de Roberto Carlos que, na cara de Pedro Roque, não teve o discernimento necessário para marcar. Aos 65 minutos, o União realiza a sua 1ª alteração, com Fábio Capela a render Sálio Ai Ai. O Redondense voltou também a fazer alterações, aos 67 minutos, com Luís Fitas e João Siquenique, a substituírem Curado e Vítor Borrego. Aos 70 minutos, acabado de entrar no jogo, e na sequência de um pontapé de canto, Luís Fitas cabeceou para o golo inaugural do Redondense. Fábio Neves não esperou muito e, aos 72 minutos, Guilherme Francisco rendeu Rúben Varela. A partir daí o União transfigurou-se e, aos 80 minutos, numa grande jogada de António Serrano, o defesa do União cruzou de régua e esquadro para Bruno Machado alcançar o empate. A equipa do Redondense sentiu o golo, enquanto que o União instalou-se no meio campo adversário. O Redondense, entretanto, fez sair Tiago Gualdino, entrando em campo Vasile. Já em cima do tempo regulamentar, Roberto Carlos teve nos pés o segundo golo do União, mas Pedro Roque fez uma enorme defesa. Ainda foram a jogo ao minuto 90, por parte do União, Tomás Silva e Gil Tomaz, rendendo Roberto Carlos e Bruno Machado. O União acabou por cima no jogo, a lutar pelos 3 pontos, no entanto, o empate iria manter-se até final da partida, numa 2.ª parte bem melhor, onde o União teve as melhores oportunidades terminando a sufocar o Redondense.

Resultados:
Liga Elite > 16ª jornada > 17 março 
Lusitano Arraiolense 1-5 Sp. Viana do Alentejo (16/3)
Lusitano de Évora “B” 1-2 Portel
Estrela Fc 2-1 Atlético Sc
Alcaçovense 1-5 Monte Trigo
Redondense 1-1 Grupo União Sport
Canaviais 0-0 Arcoense (18h)

Liga AFE> 15ª jornada > 17 março 
Grupo A
S. Manços 1-0 Bencatelense
Borbense 0-4 Aguiar
Estremoz 2-3 Calipolense
Corval 4-2 Vera Cruz
Oriolenses 0-1 S. Bartolomeu do Outeiro

Grupo B
Cortiçadas de Lavre 6-2 Tourega
Foros de Vale de Figueira 2-0 S. Pedrense
Fazendas do Cortiço 3-1 Valenças Sc
Santana do Campo 0-5 Cabrela
Descansa: Escouralense