Arraiolos celebra os 50 anos do 25 de Abril ao longo de todo o ano

Durante todo o ano de 2024, o Município de Arraiolos vai celebrar os 50 anos da “Revolução dos Cravos”, assumindo a realização, entre outras, de iniciativas no dia 25 de cada mês.

A “Revolução de Abril” é um marco na nossa história recente, um momento inolvidável para a nossa democracia e para a liberdade, com consequências positivas na vida dos portugueses.

A constituição de partidos políticos, o direito ao voto, o fim da censura, a liberdade de associação, os direitos de manifestação e de greve; o aumento de salários, das reformas e pensões, o alargamento do direito a férias pagas, a instauração de um salário mínimo nacional (SMN); os direitos das mulheres e da juventude, a igualdade e o combate às discriminações; são conquistas resultantes da Revolução de Abril, bem como o acesso ao ensino, à saúde e à segurança social; à cultura; o fim da guerra colonial, a instituição do poder local democrático; foram determinantes na democratização e no desenvolvimento do país.

A comemoração do 50.º Aniversário do 25 de Abril, traduzir-se-á num conjunto de iniciativas tendentes a afirmar os valores de Abril, comemorando o 25 de Abril de 1974 e diferenciando o “antes”, opressivo da ditadura, e o “depois”, com liberdade e democracia.

A Câmara Municipal de Arraiolos após reuniões realizadas com o movimento associativo do concelho promove atividades culturais e desportivas, debates e conferências, conversas e mesas-redondas, onde o 25 de Abril é assinalado.