Encontro de Escolas de Natação este sábado em Montemor

Este sábado, dia 16 de março pelas 15.00 horas,  a Escola de Natação Municipal de Montemor-o-Novo organiza mais um grande Encontro de Escolas de Natação.

Durante a tarde, os alunos de vários níveis terão à sua espera muitas atividades de natação pura.

As inscrições podem ser feitas na  Piscina Coberta Municipal, pelo telefone 266 898 144 ou pelo e-mail desporto@cm-montemornovo.pt

Polo de Viana do Alentejo da Universidade Popular Túlio Espanca participa em projeto “Entre Gerações”

Os alunos e alunas do Polo de Viana do Alentejo da Universidade Popular Túlio Espanca/Universidade de Évora estão a participar no projeto “Entre Gerações”, desenvolvido pelas técnicas do Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo.

A atividade intergeracional conta ainda com a participação de alunos e alunas dos 5º, 6º, 7º, 8º, 9º e 12º anos de escolaridade da Escola Básica e Secundária Dr. Isidoro de Sousa, em Viana do Alentejo.

Video Clube DL em destaque na rubrica “À conversa com o comércio local”

Esta semana é o “Video Clube DL” que está em destaque, na rubrica “À conversa com o comércio local”. Trata-se do único vídeo clube atualmente em Portugal.

O negócio abriu em Montemor-o-Novo a 21 de junho de 1992.

Laurindo Granha, o proprietário adiantou á RNA que a partir desse dia tem-se “mantido, inovando consoante as coisas, hoje o aluguer de filmes é menos porque também não há títulos novos disponíveis em Portugal, só alguns de importação, mas temos todas as outras coisas que já tínhamos e fomos adaptando”.

Presentemente os desafios “é tentar manter o espólio que tenho” porque há “muita gente que é colecionador que procura os filmes e os jogos, já tive gente de todo o lado a vir comprar coisas”, acrescentou o comerciante.

Tudo para saber sobre este estabelecimento, com Laurindo Granha, na rubrica “À conversa com o comércio local”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Central de Valorização Orgânica no Aterro Intermunicipal de Vila Ruiva/Cuba inaugurada ontem

Foi inaugurada a 12 de março a Central de Valorização Orgânica (CVO), no Aterro Intermunicipal de Vila Ruiva/Cuba, da responsabilidade da Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL).

Destinada ao tratamento de biorresíduos recolhidos seletivamente através do sistema de recolha porta-a-porta, a construção da central ascende a um investimento total de 9 milhões de euros, cofinanciada pelo POSEUR.

Este novo equipamento que dispõe de uma capacidade anual de processamento de 10 mil toneladas, vai receber os biorresíduos recolhidos seletivamente nos cinco municípios associados – Alvito, Cuba, Portel, Viana do Alentejo e Vidigueira-, implementando uma solução de tratamento de proximidade adaptada ao setor.

Equipamento estruturante para o prosseguimento da estratégia municipal de desenvolvimento de soluções ambientalmente e financeiramente mais sustentáveis, o tratamento dos biorresíduos visa a redução significativa da deposição de resíduos urbanos em aterro.

III Simpósio Fluviário de Mora inscrições a decorrer

Estão abertas as inscrições para o III Simpósio Fluviário de Mora, que se realiza dia 6 de abril que tem como temática as “Alterações climáticas, Escassez Hídrica, e os seus impactos nos ecossistemas aquáticos”, no auditório deste aquário.

António Ferreira, vereador da Câmara Municipal de Mora, adiantou á RNA que este Simpósio “é direcionado principalmente para a população académica e que as inscrições devem ser feitas através de um formulário que se encontra disponível no site do Fluviário”.

Na terceira edição do Simpósio serão debatidos temas como os “Impactos das alterações climáticas nos ecossistemas aquáticos”, a “Gestão e Exploração da Água em contexto de Alterações Climáticas e Escassez Hídrica” e “Soluções de gestão, ordenamento e sensibilização para a problemática das alterações climáticas”, temas que preocupam o município, acrescentou.

Inserida na iniciativa, decorrerá também, a Entrega do Prémio Jovem Cientista 2023 e a apresentação do trabalho realizado pelo autor, seguida de visita livre ao Fluviário.

GNR de Évora registou ontem um acidente de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou no dia de ontem 12 de março, um acidente de viação, sendo uma colisão da qual resultou um ferido leve e danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registados 10 ocorrencias, seis crimes contra o património, dois crimes contra as pessoas, um crime contra a vida em sociedade e um crime previsto em legislação avulsa.

Foram ainda efetuadas três detenções, duas em flagrante delito, uma pelo crime de condução em estado de embriaguez e outra pelo crime de condução sem habilitação legal. Foi ainda executado um mandato de detenção no âmbito da saúde mental.

No âmbito contraordenacional registaram-se 76 infrações relativas à legislação rodoviária  e uma relativa à legislação ambiental.

VII Festival Internacional de Balonismo de Coruche de 21 a 24 de março

De 21 a 24 de março Coruche recebe o VII Festival Internacional de Balonismo, desafiando expectativas no limiar do firmamento.

Organizado pela Câmara Municipal de Coruche, o evento traz a Portugal diversas equipas internacionais de balonismo num programa que prevê sete voos matinais e vespertinos, proporcionando perspetivas únicas das paisagens deslumbrantes da região.

Além dos voos somam-se batismos de balão estático, artesanato, produtos locais, street food, animação e teatro infantil, concertos, a VII Caminhada do Balonismo e ainda o sempre muito esperado Night Glow Show.

Ao longo de quatro dias intensos, a agenda propõe momentos inesquecíveis para toda a família. A menos de uma hora de Lisboa, em Coruche inspira-se Liberdade; abrem-se horizontes. O céu não é o limite, mas o começo.

Ciclo de cinema de abril em Coruche

A Câmara Municipal de Coruche promove, no âmbito do programa das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o Ciclo de Cinema de Abril, que se realiza de 16 de março a 10 de maio no  Auditório Municipal de Coruche.

O momento é de evocação, aprendizagem, partilha, reflexão e ação, marcando a passagem de testemunho entre gerações e estimulando a consciência coletiva para a cidadania e para a construção dos próximos 50 anos de Democracia. Três filmes e quatro curtas marcam a agenda:

Dia 16 de março pelas 21.00 horas  estará em exibição  “Cartas da Guerra” (2016),  21 de abril às 15.00 horas, a “Revolução (sem) Sangue” (2024), dia  27 de abril pelas 21.30 horas,  Quatro curtas: “How to Be a Candid Woman”, “Cura”, “Calcanhar de Aljube” e “Aclarar” já no dia 10 de maio às 21.00 horas – “Prazer, Camaradas” (2019).

Atividades nas férias da Páscoa em Mora

Os “Ovos Arco-Íris” são o mote para as Atividades de Férias de Páscoa que decorrem no Fluviário de Mora, de 25 de março a 5 de abril.

Divirta-se com “Os Ovos Arco-Íris”, “Criaturas da Páscoa”, “Ovo de Colombo”, “Plantinhas Mágicas” e “O Coelho dos Superpoderes”.

As atividades são livres e gratuitas para todos os visitantes do Fluviário de Mora.

“Exposição DeCurso 2” de Tânia Linã no Centro Cultural de Cabeção até 31 de março

Foto: Minicipio de Mora

Inserida nas Comemorações do Dia Internacional da Mulher, decorreu este sábado, 9 de março, a Inauguração da “Exposição DeCurso 2”, de Tânia Linã, no Centro Cultural de Cabeção, concelho de Mora.

Após a inauguração decorreu um momento de “Poesia – Violoncelo Poético”, e entrega de flores a todas as mulheres presentes.

A exposição está patente no Centro Cultural de Cabeção até dia 31 de março.

Município de Montemor-o-Novo adquiriu uma viatura elétrica para colocar ao Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social

Foto: Municipio de Montemor-o-Novo

“No âmbito do processo de transferência de competências da Administração Central para os municípios, o Município de Montemor-o-Novo assumiu as competências no domínio da Ação Social a 1 de janeiro de 2023.

Esta transferência de competências é acompanhada de dotação financeira, inscrita no Fundo de Financiamento da Descentralização, sendo transferidos mensalmente recursos financeiros essenciais ao desenvolvimento de competências, nomeadamente ao nível do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS)”, adiantou à RNA, Olímpio Galvãp, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

“Para servir melhor a população mais fragilizada, a Câmara Municipal adquiriu uma viatura elétrica para colocar ao serviço SAAS, com verba recebida na rubrica destinada a Funcionamento e Instalações.

Pretende-se com esta aquisição assegurar uma maior rentabilidade do serviço de atendimento e acompanhamento social de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, isolamento ou exclusão social, num concelho tão vasto como o nosso”, rematou.

 

 

Quatro cidades irmãs comemoraram 36 anos na Marinha Grande

Foto: Municipio de Montemor-o-Novo

Nesta segunda-feira, 11 de março, assinalaram-se os 36 anos de elevação a cidade, através de comemorações que reuniram autarcas, entidades, docentes e crianças das 4 cidades irmãs (Marinha Grande, Fundão, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António) e que aconteceram na Marinha Grande.

Na também conhecida por “capital vidreira”, estiveram alunos da EB de Ciborro, suas professoras e auxiliares, o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, os Vereadores Henrique Lopes e Sílvia Santos, representantes das Juntas de Freguesia do Ciborro, Cabrela, União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras e da União de Freguesias de Cortiçadas de Lavre e Lavre. Para além de técnicos do Município, também a Comissão Sindical esteve representada.

Para além de assinalar a elevação a cidade das 4 Cidades Irmãs, o dia foi também marcado pelo festejo dos 30 anos do projeto educativo “À Descoberta das 4 Cidades”.

Os alunos concentraram-se na Praça Stephens, vindos das ruas do centro da cidade, pelas quais distribuíram o boletim “O Caracol”, ao som do grupo de percussão “Tocándar”.

Seguiu-se a entoação do hino nacional e o hastear das bandeiras dos quatro municípios, por parte dos representantes de cada uma das Câmaras Municipais, acompanhados de alunos de cada município.

A vice-presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Ana Alves Monteiro, recebeu ofertas dos outros três concelhos, como é habitual acontecer no concelho anfitrião.

Outro ponto alto do programa foi a sessão solene, que se realizou no Teatro Stephens. Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, agradeceu a hospitalidade da Marinha Grande, referindo que “no ano em que se comemoram 50 anos do 25 de Abril de 1974, celebremos em conjunto o desenvolvimento que Abril trouxe às nossas terras, e muito especialmente a qualidade de vida das nossas populações.

Celebremos também a amizade entre as 4 cidades irmãs e o projeto pedagógico “À Descoberta das 4 Cidades”, um sonho inicial arquitetado pelo professor Joaquim Gouveia, e tornado realidade na sua concretização pela mobilização de muita gente, ao longo destas 3 décadas, de professores, alunos, técnicos, autarcas, comunidades educativas, dos diferentes territórios envolvidos”.

O Presidente de Câmara disse ainda, “numa altura em que a palavra vagar ganha grande relevo em torno do contexto da Capital Europeia da Cultura 2027, que será Évora, ser curioso termos como ícone do projeto, a figura histórica do caracol, esse molúsculo que anda devagar, e com a casa às costas, a qual se vai fortalecendo à medida que se desenvolve, tal como este projeto educativo.

O projeto continuará certamente no futuro para que a educação, o conhecimento e a sua produção, se projetem cada vez mais nos 4 territórios, numa visão cada vez mais integrada dos diferentes saberes. Sempre na busca do bem comum, onde a riqueza dos outros é também a nossa riqueza”. Olímpio Galvão deixou o desafio, “de pensarmos todos juntos em novas iniciativas que promovam o aprofundamento das relações entre os 4 concelhos”.

Na cerimónia, discursaram também a Vice-Presidente da Câmara Municipal do Fundão, Alcina Cerdeira; o Presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, Álvaro Palma de Araújo; e a Vice-Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Ana Alves Monteiro.

Subiram ainda ao palco para proferir a respetiva intervenção as crianças em representação das turmas participantes no projeto “À Descoberta das 4 Cidades” de cada um dos concelhos! Destaque para o aluno Simão Romeu, da EB do Ciborro, que foi um brilhante representante da sua aldeia, bem como para o professor coordenador do Projeto, Joaquim Gouveia.​

Decoração de montras com a temática “São João de Deus”

Fotos: Municipio de Montemor-o-Novo

No âmbito das comemorações do dia 8 de Março, Dia do Município, de São João de Deus e Internacional da Mulher, os comerciantes de Montemor-o-Novo foram desafiados pela Câmara Municipal a decorar as montras dos seus estabelecimentos com a temática “São João de Deus”.

Aderiram a esta iniciativa simbólica, estes 11 estabelecimentos, aos quais agradecemos a colaboração e imaginação: A Burguesinha, Aqui Há Pão, Artidina, Boutique Gaitas, Daniel Lopes Borges “Loja Passinhas”, Óptica Fradinho, Florista Bambú, Maria Papoila, Papelaria Mira, Rosa Charme e Variedade Reis.

Esta é uma iniciativa integrada no Protocolo Local, desenvolvido em parceria pelo Município, Juntas de Freguesia e Associação Comercial do Distrito de Évora.

“Teatro às Três Pancadas” de António Torrado estreia amanhã no Teatro Garcia de Resende em Évora

O CENDREV – Centro Dramático de Évora irá estrear o seu novo espetáculo “Teatro às Três Pancadas” de António Torrado, amanhã, dia 14 de março. Trata-se da mais recente produção da companhia, a primeira de 2024, para maiores de 6 anos, com estreia marcada para as 19.00 horas, no Teatro Garcia de Resende, em Évora.

“Teatro às Três Pancadas” é um original de António Torrado, do qual serão apresentadas três peças, com encenação de Jorge Baião. “Serafim e Malacueco na Corte do Rei Escama”, “As Três Abóboras” e “Os Quatro Pés do Trono” são três dos textos que podem ser encontrados no livro ‘Teatro às Três Pancadas’, obra incluída no plano nacional de leitura.

Segundo o autor, estas peças foram inspiradas em histórias tradicionais e contos que, adaptados pelo próprio, desencadearam a sua transformação em obras teatrais.

A interpretação fica a cargo Beatriz Sousa, Fabrisio Canifa, Ivo Luz, Luís Bonito e Maria Marrafa, o cenário figurinos e adereços são de Filipa Malva, a música e ambiente sonoro de António Bexiga e o desenho de Luz é de António Rebocho.

Em “Teatro às Três Pancadas” uma trupe de saltimbancos caminha de terra em terra para apresentar o seu espetáculo, onde música transforma o caminho em festa. Na carroça que puxam, transportam um mundo imaginário, onde não faltam reis, piratas, ilhas, guardas, palácios, magos, cortesãos, mendigos, camponeses… e “o prazer irresistível de inventar o Teatro”.

Entramos assim no mundo da imaginação como se entra num sonho que nos leva a um universo transformador, que nos permite ser o que quisermos. É nesse universo de transformação, onde vivem as personagens destas histórias, cujas aventuras pretendem cativar tanto crianças e jovens como os adultos.

Este espetáculo que estreia amanhã, dia 14, às 19.00 horas no Teatro Garcia de Resende em Évora, estará em cena até dia 24 deste mês. Com sessões de quarta a sábado, às 19.00 horas, domingos às 16.00 horas, e sessões com tradução em língua gestual portuguesa nos dias 16 e 23.

Haverá ainda três sessões para escolas nos dias 20, 21 e 22 às 11.00 horas.

O grupo Clube Stone Boys já iniciou os treinos da época desportiva

O grupo Clube Stone Boys já iniciou os treinos da época desportiva, numa organização da Associação 7050 Jovem, que conta com os apoios do IPDJ e da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, agora com o novo espaço localizado na Rua Horta do Golvo n.º 11 em Montemor-o-Novo.

Os treinos são às segundas e quartas-feiras das 18.45 horas às 19.30 horas para os “kids” e segundas e quartas das 19.30 horas às 21.00 horas e sextas das 19.00 horas às 21.00 horas para os “adultos”. Há que salientar que desde o início que todos os atletas ficam inscritos na Federação Portuguesa de Kickboxing e Muaythai.

O kickboxing é uma modalidade muito intensa que mistura técnicas de combate e artes marciais. Trata-se de uma atividade física que é bastante dinâmica, sendo ideal para quem deseja perder peso e tonificar o corpo, em simultâneo.

Partilhamos cinco benefícios da prática de kickboxing: melhora a condição física, cardiovascular e respiratória; promove uma maior perda de gordura corporal e aumenta a tonicidade dos músculos; aumento da força, resistência, agilidade e concentração; alívio do stress, aumento da autoconfiança e ganho de motivação; permite a prática de técnicas de defesa pessoal.

Euromilhões com jackpot de 130 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot, no valor de 130 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, terça-feira, 12 de março, na chave sorteada.

O segundo prémio, no valor de 285 mil euros, saiu a dois apostadores no estrangeiro. Também o terceiro prémio, de 33 mil euros, contemplou quatro apostadores fora de Portugal.

O quarto prémio, de 2.080 euros, saiu a 20 apostadores, quatro deles com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 13 – 19 – 30 – 38 – 46 e pelas estrelas 04 e 12.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.