O dia do município de Montemor-o-Novo começou com o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho (c/fotos)

Hoje, dia 8 de março, celebra-se o Feriado Municipal de Montemor-o-Novo, o Dia de São João de Deus e o Dia Internacional da Mulher.

As comemorações tiveram início com o hastear das bandeiras, na Câmara Municipal, ao som da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo.

Em declarações à RNA, Olímpio Galvão, presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, referiu que “Montemor tem a sorte de ter três comemorações muito especiais no dia 8 de março”. Quanto ao dia do município “somos um concelho muito antigo, mais de 800 anos de história, o nosso foral data de 1203 por D. Sancho I, e por isso somos um concelho com muita história e com muitas decisões importantes tomadas no nosso território”.

Em relação ao Dia da Mulher, o presidente acrescentou que “é importante continuar a celebrar o Dia Internacional da Mulher, porque muito se ganhou em termos de direitos da mulher a seguir ao 25 de abril”.

António Xavier, vereador da Câmara Municipal de Montemor salientou que este é “o dia de marcar a cidade e o concelho, mas sobretudo de celebramos S. João de Deus que é o mais ilustre montemorense de sempre e ainda realçou a importância do Dia da mulher”.

“Este dia é muito importante para assinalar três momentos distintivos, o dia do município e o que é a sua história, o dia de S. João de Deus e a ligação a esta terra e o Dia Internacional da Mulher”, sublinhou o vereador Gil Porto.

António Danado, presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras deu destaque ao Dia Internacional da Mulher, referindo que “no ano que se comemora os 50 anos do 25 de abril ainda há luta pelos direitos das mulheres”.

As comemorações ao longo de todo o dia contam com a participação da Fanfarra dos Bombeiros de Montemor, António Pinetra, presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros referiu que a “importância desta participação é total e deixou uma saudação especial a todas as mulheres”.

As comemorações do Feriado Municipal de Montemor-o-Novo, o Dia de São João de Deus e o Dia Internacional da Mulher, continuam durante a tarde.

Às 14.30 horas, conversa com a Dr.ª Regina Corado denominada  “A Revolução e o acesso das mulheres aos serviços de saúde”, vai ter lugar no Auditório da União de Freguesias de N.ª Sr.ª da Vila, N.ª Sr.ª do Bispo e Silveiras, numa organização do Movimento Democrático de Mulheres de Montemor-o-Novo.

Pelas 16.00 há Procissão de S. João de Deus e a culminar as comemorações do dia um concerto pela Banda da Armada Portuguesa, no Cineteatro Curvo Semedo às 21.30 horas.