Festival do Peixe do Rio em Alandroal com inovação nos restaurantes aderentes

Desde o passado fim de semana que o Festival do Peixe do Rio faz as delícias do amantes desta iguaria, nos 15 restaurantes do concelho, aderentes à iniciativa.

No entanto entre hoje e domingo, há ainda várias atividades desportivas, culturais e gastronómicas a decorrer em Alandroal aliadas a este Festival.

Em cada edição da iniciativa os estabelecimentos tentam sempre inovar nos pratos preparados, de forma a oferecer uma variada oferta aos visitantes. Um dos restaurantes aderentes é o “Jardim do Castelo”, que participa pela primeira vez no Festival. Marisa, a proprietária, adianta que na ementa tem disponível “ceviche de Lúcia-perca com manga e leite de coco e ainda bolinhos de carpa com maionese da casa”, revelando que este foi “um grande desafio”, uma vez que “é holandesa e pouco percebia de peixe”, acreditando que as pessoas vão gostar”.

Já Maria Monteiro, do Restaurante “A Maria” garante que esta iniciativa leva sempre “muitas pessoas” até ao seu estabelecimento, desde espanhóis a portugueses de vários pontos do país, adiantando que a “caldeta do peixe do rio é o prato rei”, mas tem também “peixe frito e lombo de lúcio-perca em cama de batata doce, com ervas aromáticas e caviar falso”.

O Restaurante “A Chaminé” adere sempre a esta iniciativa. José Maltez, o proprietário, revela que “todos os anos é para bater recordes”, em termos de clientes. Quanto Às iguarias preparadas há “açorda de sável, caldeta de barbo, barbo frito com migas de espargos e lúcio-perca grelhado na brasa com molho de poejo e ainda pataniscas de peixe do rio”.

Hoje, no âmbito do Festival do Peixe do Rio, o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa “Mundos” atua, no Fórum Cultural de Alandroal, pelas 21.30 horas.