Festival do Peixe do Rio: II Maratona Fotográfica este sábado em Alandroal

A segunda Maratona Fotográfica tem lugar no dia 2 de março, em Alandroal. Uma iniciativa inserida no Festival do Peixe do Rio.

O objetivo desta iniciativa passa por registar e realçar toda a dinâmica que resulta do rio e do peixe do rio, nomeadamente a fauna, a flora, o património histórico e natural, as suas gentes, a arte da pesca e a gastronomia.

A iniciativa tem concentração marcada às 8 horas, do dia 2 de março, no Complexo Desportivo Miguel Figueiredo Lérias, em Alandroal, sendo que o município oferece almoço para todos os participantes.

Festival do Peixe do Rio em Alandroal com inovação nos restaurantes aderentes

Desde o passado fim de semana que o Festival do Peixe do Rio faz as delícias do amantes desta iguaria, nos 15 restaurantes do concelho, aderentes à iniciativa.

No entanto entre hoje e domingo, há ainda várias atividades desportivas, culturais e gastronómicas a decorrer em Alandroal aliadas a este Festival.

Em cada edição da iniciativa os estabelecimentos tentam sempre inovar nos pratos preparados, de forma a oferecer uma variada oferta aos visitantes. Um dos restaurantes aderentes é o “Jardim do Castelo”, que participa pela primeira vez no Festival. Marisa, a proprietária, adianta que na ementa tem disponível “ceviche de Lúcia-perca com manga e leite de coco e ainda bolinhos de carpa com maionese da casa”, revelando que este foi “um grande desafio”, uma vez que “é holandesa e pouco percebia de peixe”, acreditando que as pessoas vão gostar”.

Já Maria Monteiro, do Restaurante “A Maria” garante que esta iniciativa leva sempre “muitas pessoas” até ao seu estabelecimento, desde espanhóis a portugueses de vários pontos do país, adiantando que a “caldeta do peixe do rio é o prato rei”, mas tem também “peixe frito e lombo de lúcio-perca em cama de batata doce, com ervas aromáticas e caviar falso”.

O Restaurante “A Chaminé” adere sempre a esta iniciativa. José Maltez, o proprietário, revela que “todos os anos é para bater recordes”, em termos de clientes. Quanto Às iguarias preparadas há “açorda de sável, caldeta de barbo, barbo frito com migas de espargos e lúcio-perca grelhado na brasa com molho de poejo e ainda pataniscas de peixe do rio”.

Hoje, no âmbito do Festival do Peixe do Rio, o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa “Mundos” atua, no Fórum Cultural de Alandroal, pelas 21.30 horas.

Baixas médicas com novas regras a partir desta sexta-feira

Os serviços de urgência e o setor privado e social podem, a partir de hoje, 1 de março, emitir atestados de incapacidade temporária, as chamadas baixas médicas. Desta forma, os doentes deixam de ter de ir obrigatoriamente a uma consulta no centro de saúde.

Podem agora passar baixas médicas, de acordo com o decreto-lei aprovado em dezembro, “as entidades prestadoras de cuidados de saúde públicas, privadas e sociais, designadamente cuidados de saúde primários, serviços de prevenção e tratamento da toxicodependência, e cuidados de saúde hospitalares, incluindo serviços de urgência”,

Com este alargamento, um doente que tenha sofrido uma situação de doença aguda urgente, e que tenha sido observado num serviço de urgência, deixa de precisar de se deslocar aos cuidados de saúde primários apenas para requerer o respetivo certificado de incapacidade temporária para o trabalho (CIT).

Ainda assim, e para que utentes não urgentes passem a dirigir-se às urgências, com o intuito de obter uma baixa médica, a medida não se aplica àqueles a quem tenha sido atribuída pulseira azul (doente não urgente) ou verde (doente pouco urgente).

Segundo o mesmo decreto-lei, o período inicial para a baixa médica de doentes oncológicos e vítimas de doença isquémica cardíaca e de acidente vascular cerebral (AVC) pode agora ser prolongado de 30 para 90 dias, sendo a decisão final dada pelo médico. Em situações de pós-operatório, os limites temporais para o período inicial e para o prolongamento da baixa passam de 30 a 60 dias. Em caso de diagnóstico de tuberculose, o período inicial da baixa pode ser estendido pelo médico até 180 dias.

ERT do Alentejo e Ribatejo lança portal de percursos ‘Walking & Cycling’

A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo acaba de lançar o portal Alentejo & Ribatejo Outdoor, uma plataforma que agrega a oferta de ‘Walking & Cycling’ dos dois destinos.

Através do site http://www.alentejo-ribatejo-outdoor.com/pt, é possível ter acesso a cerca de 130 percursos pedestres e mais de 140 percursos de bicicleta (BTT, ciclismo de estrada, gravel e cicloturismo) dos territórios alentejanos e ribatejanos, aos ‘Caminhos de Santiago’ e respetivas etapas que atravessam os destinos e informação e à localização dos Centros Cyclin’Portugal para apoio ao ciclista. O portal permite ainda descarregar e navegar nas aplicações Caminhos de Santiago, Responsible Trails e Outdooractive.

Neste novo portal passamos a disponibilizar informação estruturada e detalhada sobre as várias opções de percursos dos dois destinos. Existe uma oferta diversificada quer no Alentejo, quer no Ribatejo, que convidamos a explorar ao longo de todo o ano. Este lançamento insere-se na estratégia de desenvolvimento regional da oferta turística e reforçar a estruturação dos produtos e a sua divulgação junto do público-alvo”, adianta o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos.

Para quem pretende visitar a natureza do Alentejo e Ribatejo, encontra neste portal as diferentes opções desenvolvidas pelas entidades gestoras, nomeadamente Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Rota Vicentina, Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo e seus municípios.

O portal de destino Alentejo & Ribatejo Outdoor foi desenvolvido em parceria com a A2Z, tendo subjacente a tecnologia Outdooractive, para que os utilizadores planeiem a aventura de natureza e façam a navegação pelos percursos, recorrendo ao portal e às aplicações para smartphone.

Através do portal do mundo outdoor do Alentejo e Ribatejo, os visitantes poderão, assim, alcançar as melhores experiências ao ar livre, desde a fase da inspiração da visita, exploração e escolha, identificação dos seus pontos de interesse e alojamentos bike friendly de forma georreferenciada.

A apresentação desta nova ferramenta de comunicação da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo realizou-se esta sexta-feira, dia 1 de março, durante a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa.

Calendário anual de eventos do Alentejo, Caiado de Fresco e Calendário Anual de Eventos do Ribatejo, Viva a Festa

O stand da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo na BTL foi também o palco da divulgação do calendário anual de eventos que irão decorrer em 2024 nos dois destinos.

A agenda anual do Ribatejo celebra a gastronomia, a natureza, a música e o cavalo , em diversos eventos como o Mês da Enguia e Feira Nacional de Artesanato e de Produtos Tradicionais, em Salvaterra de Magos, em Março; o Festival Internacional de Balonismo, em Coruche, de 21 a 24 deste mês; o Festival do Vinho do Cartaxo, entre 26 de abril e 1 de maio; o Sorraia Summer Fest, de 12 a 14 de julho, na Reserva Natural do Cavalo Sorraia; o Festival da Sopa da Pedra, de 26 de agosto a 1 de setembro, em Almeirim; ou a Feira do Cavalo da Golegã, de 1 a 11 de novembro.

O Alentejo convida a viver a sua autenticidade, identidade e tradição, aliadas à inovação. Até dezembro, muitas são as propostas para visitar as terras alentejanas, desde o Congresso das Açordas, de 22 de março a 7 de abril, em Portel; passando pela XXI Feira da Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, nos dias 19 e 20 de abril; o Pés no Chão – Festival Internacional de Dança de Campo Maior, de 03 a 05 de maio; Congresso das Migas, em Mourão, em maio; ou o 10º Festival Internacional de Música de Marvão, de 19 a 28 de julho.

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos, conclui: “Muitos são os motivos para visitar o Ribatejo e o Alentejo em 2024. A acrescer à nossa oferta é possível agora escolher um ou mais eventos destes dois calendários contendo ambos experiências irrecusáveis”.

DECO congratula-se atribuição de passes gratuitos a estudantes de ensino profissional

DECO congratula-se com a publicação da Portaria que prevê a atribuição de passes gratuitos, na modalidade estudante sub 23+TP, a estudantes de ensino profissional.

Até aqui, apenas os estudantes do ensino superior estavam abrangidos pela redução do preço do passe dos transportes públicos. Esta é uma vitória da Associação que, desde logo, reivindicou este alargamento.

De acordo com esta Portaria que define as condições de atribuição dos passes gratuitos para estudantes, nas modalidades “sub 18+TP” e estudante “sub 23+TP”, os jovens com mais de 18 anos e até ao último dia do mês em que completam 24 anos, que estejam inscritos num estabelecimento de ensino nacional, seja ele de ensino básico, secundário, profissional ou superior, são beneficiários do passe gratuito para jovens estudantes, na modalidade estudante sub 23+TP.

A proposta inicial de Lei do Orçamento do Estado para 2024 previa, já, a gratuitidade dos passes “sub23”, contudo, abrangia apenas os estudantes do ensino superior. Na altura, apesar de a DECO ter aplaudido a iniciativa, reivindicou a alteração dos respetivos critérios de atribuição, por forma a passarem a abranger, também, os estudantes do ensino profissional.

É, pois, com satisfação que a DECO vê agora acolhida a sua reivindicação, pondo-se fim a uma situação de injustiça e reforçando-se o apoio aos jovens estudantes.

Tudo para saber sobre este tema na rúbrica da DECO com a jurista da delegação do Alentejo, Ana Sofia Rosa, pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Vendas Novas volta a estar presente na Bolsa de Turismo de Lisboa

Vendas Novas volta a estar presente em mais uma edição da Bolsa de Turismo de Lisboa.

São cinco dias de certame, dirigido a profissionais, mas também ao público em geral.

O município que se situa no pavilhão 1 da FIL, junto do espaço dedicado à  ERT – Turismo do Alentejo e Ribatejo, continua por estes dias, a promover os seus produtos locais e o território.

Jornadas de gastronomia “Coruche à mesa” até domingo

A 34ª edição das Jornadas de Gastronomia  “Coruche à Mesa”, presta novamente homenagem à gastronomia típica local este fim-de-semana.

Como no ano passado, são 10 os restaurantes coruchenses que apresentam propostas irrecusáveis de degustação do melhor que o Ribatejo oferece, com animação musical garantida por artistas locais.

Sopa de feijão com couve, febra e cachola de azeite e vinagre, bacalhau assado com migas ou ensopado de borrego, tudo acompanhado de vinhos regionais, eis algumas das sugestões nos cardápios das 10 casas que se associam ao certame gastronómico.

Os restaurantes Cantinho da Sandra, Coruja Chef, Fonte de Pau, O Coruchense, O Farnel, Ó Manel, Ponte da Coroa, Sabores de Coruche, Stein Grill e Páteo Sorraia terão a mesa posta de 1 a 3 de março com propostas irrecusáveis da mais saborosa tradição do Ribatejo, tendo como referência a obra do coruchense José Labaredas.

As Jornadas de Gastronomia, cujo programa prevê muita animação e música para alegrar os comensais ao almoço e ao jantar, recordam, como sempre, o legado deixado pelo gastrónomo coruchense José Labaredas, que em 1999 editou o livro “Coruche à Mesa e Outros Manjares”, contribuindo de forma indelével para a salvaguarda da cultura gastronómica coruchense.

As ementas são disso testemunho, mantendo os pergaminhos da tradição gastronómica da região e transmitindo, através da confeção de pratos típicos, mais do que deleite ao palato.

Entre as propostas de pratos tradicionais nos cardápios, aliás registados no livro “Coruche à Mesa e Outros Manjares”, contam-se ainda receitas como sopa de feijão-frade do Couço, açorda de sável, espetadas de vitela brava em pau de loureiro ou favada com nacos de vitela brava.

Os mais genuínos sabores ribatejanos aludem, desde logo, ao trabalho no campo, quando a lavoura era compensada com uma cozinha rica e cuidada que sublimava os produtos regionais que ainda hoje assumem protagonismo.

Mas as iguarias do receituário regional estendem-se a influências da cozinha alentejana, evidente em pratos como entrecosto com migas, cabrito frito à lavrador, carne de porco de alguidar com migas do pingo ou ainda sável frito com açorda de ovas. À sobremesa não deverá faltar arroz doce, bolo branco e bolos de mel e nozes, entre outras delícias.

Recorde-se que a obra “Coruche à Mesa e outros Manjares”, de José Labaredas, inspiradora das Jornadas de Gastronomia, inclui uma recolha exaustiva do receituário regional, povoada por valiosas referências a pessoas e saberes, incluindo um estudo erudito sobre a gastronomia em Gil Vicente.

São ainda ali publicados estudos sobre o fumeiro e os enchidos portugueses, as feijoadas lusas e até sobre a gastronomia na obra de Eça de Queiroz. Maior do que a erudição, só o amor e o afeto a Coruche e às suas gentes num importante livro de gastronomia, portador de receitas que substantivam e perpetuam a alta alquimia de sabores de Coruche.

Simulacro na escola secundária de Montemor-o-Novo no dia da Proteção Civil (c/fotos)

Nesta sexta-feira, dia 1 de março comemora-se o Dia Internacional da Proteção Civil, instituído pela Organização Internacional de Proteção Civil (International Civil Defence Organization – ICDO)[1].  A nível nacional, na sequência do Despacho n.º 6915/2008, 21 de fevereiro, foi instituído o Dia da Proteção Civil.

Esta importante data, foi assinalada pelo município de Montemor-o-Novo esta manhã, com um simulacro de sismo seguido de incêndio urbano na escola secundária.

A atividade contou com a colaboração de toda a comunidade escolar e com a participação e empenho das várias entidades com responsabilidade na emergência, nomeadamente: Serviço Municipal de Proteção Civil, Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo e Arraiolos, Guarda Nacional Republicana, UCC e ACES Alentejo Central.

A Rádio Nova Antena acompanhou o simulacro. No final Sandra Matias, coordenadora municipal de Proteção Civil de Montemor-o-Novo, fez o balanço onde salientou que “quer professores, alunos e funcionários têm de perceber qual é a sua missão na organização de segurança”. “Correu bem a questão da evacuação, os procedimentos foram corretos, tivemos várias equipas em cada cenário a acompanhar, de uma forma geral correu bem e foi uma aprendizagem para todos”.

Maria João Rosado, Comandante Operacional Distrital de Évora da Proteção Civil, também presente referiu que “é muito importante assinalar este dia, porque trás a temática ao dia-a-dia das pessoas” […] Ao longo do mês de março vão haver várias iniciativas que “promovem precisamente a questão da cidadania e também a chamada de atenção do cidadão, não apenas para as medidas de autoproteção que deverão ter em qualquer tipo de sinistro mas também para a importância que existe no seguimento da atividade de todos os agentes de proteção civil”.

A prevenção e a cultura de segurança são a chave da melhor resposta a uma Emergência Grave ou Catástrofe, foi realizada também uma ação de formação aos funcionários sobre o plano de evacuação da escola para que todos conheçam o papel a desempenhar e os mecanismos ao dispor para minimizar o impacto e o risco do dano potencial.

Em data ainda a agendar e com a colaboração dos bombeiros, serão realizadas ações de sensibilização dirigida a funcionários do Agrupamento de Escolas e Centro de Saúde sobre o manuseamento de extintores e primeiros socorros.

Veja as fotos:

GNR de Évora registou ontem dois acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora, registou no dia de ontem 29 de fevereiro, dois acidentes de viação, sendo uma colisão e um despiste dos quais resultaram danos materiais.

Foi também registado um incêndio urbano na localidade de Mourão, tendo provocado danos em chaminé de habitação.

No âmbito da criminalidade foram registados 13 ocorrências: seis crimes contra o património, três crimes contra as pessoas, dois crimes previstos em legislação avulsa, um crime contra o estado e um crime contra a vida em sociedade.

Foi ainda efetuada uma detenção em flagrante delito, pelo crime de desobediência.

No âmbito contraordenacional registaram-se 44 infrações relativas à legislação rodoviária e três relativas à legislação ambiental.

Assinado contrato da empreitada da nova ETAR do Ciborro

Foto: Municipio de Montemor-o-Novo

O contrato da Empreitada de Conceção-Construção da ETAR de Ciborro, concelho de Montemor-o-Novo,  entre a AgdA – Águas Públicas do Alentejo, S. A. e a empresa AMBIÁGUA – Gestão de Equipamentos de Águas, S.A, foi assinado na passada sexta-feira dia 23 de fevereiro.

Nesta iniciativa o Município de Montemor-o-Novo esteve representado pelo presidente Olímpio Galvão, pela vereadora Sílvia Santos e técnicos da autarquia. Também a Junta de Freguesia do Ciborro marcou presença, através do seu executivo, a presidente Nélia Campino, o  Secretário Jorge Miguel e a Tesoureira Dilia Bento.

Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, referiu que este “é um dia feliz para Montemor, em especial para o Ciborro e sua população, pois este é um projeto de saneamento, já há muito tempo desejado e necessário na aldeia do Ciborro. A antiga ETAR já há várias décadas que não funcionava, pois teve um tempo de vida útil muito curto”. Este investimento “vai solucionar para os próximos anos o problema do saneamento no Ciborro”, sublinha o presidente da Câmara.

Nélia Campino, presidente da Junta de Freguesia de Ciborro, em nome da Freguesia e dos Ciborrenses agradeceu “o empenho da Câmara Municipal, Águas Públicas do Alentejo e todos aqueles que de alguma forma tiveram intervenção neste projeto”. Para Nélia Campino, esta “é uma vitória para a freguesia do Ciborro.

Simone Pio, Presidente do Conselho de Administração da AgdA, considerou este “um grande dia para os Ciborrenses mas também um grande dia para AgdA. Depois de quatro tentativas de adjudicação desta empreitada, obviamente para uma entidade gestora como a AgdA, a possibilidade de dar início a uma empreitada tão relevante como esta, que constava como uma das prioritárias no nosso plano de investimentos, é claramente um dia feliz”.

Segundo a CEO da AgdA, “agora é esperar que todo o processo se desenvolva da melhor forma para ir de encontro às expetativas dos Ciborrenses e também de melhorar a qualidade ambiental deste território”.

A nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Ciborro, com um valor de contrato de aproximadamente 2 milhões de euros, foi dimensionada para 900 habitantes e tem uma capacidade de tratamento de 197 mᶟ/dia de águas residuais, e receberá a totalidade das águas residuais domésticas do Ciborro, através de emissários até à nova instalação, que ficará localizada no limite do perímetro urbano da aldeia.

Prevê-se que, caso os prazos se concretizem, em maio de 2025, os Ciborrenses terão a sua nova ETAR em funcionamento.

Município de Montemor-o-Novo presente na BTL

Teve início dia 28 de fevereiro, a edição 2024 da BTL Bolsa de Turismo de Lisboa, no espaço da FIL – Feira Internacional de Lisboa.

Montemor-o-Novo encontra-se também presente no Pavilhão n.º 1 da BTL, no stand da Turismo do Alentejo.

A BTL afigura-se como uma excelente oportunidade para promoção do Município e dos vários projetos turísticos e culturais que em Montemor-o-Novo ganham vida.

O primeiro dia foi marcado pela visira do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O Município de Montemor-o-Novo esteve  representado na Bolsa de Turismo de Lisboa pelo Presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, pelo vereador com o pelouro do Turismo, António Pinto Xavier, e por técnicos do serviço de turismo, que estão em permanência no evento.

Enquanto a BTL durar, até domingo, dia 3 de março, Montemor-o-Novo continuará presente no certame, sendo representado por várias freguesias e agentes locais que estarão a promover a oferta turística e os produtos locais do concelho.

Comemoração do dia internacional da proteção civil em Montemor-o-Novo

Hoje, dia 1 de março comemora-se o Dia Internacional da Proteção Civil, instituído pela Organização Internacional de Proteção Civil. A nível nacional, na sequência do Despacho n.º 6915/2008, DE 21 de fevereiro, foi instituído o Dia da Proteção Civil.

Esta importante data, será assinalada pelo município através de um conjunto de ações com objetivo de sensibilizar a população para os vários riscos.

Irá ter lugar um simulacro de sismo seguido de incêndio urbano numa escola, contando com a colaboração de toda a comunidade escolar e com a participação e empenho das várias entidades com responsabilidade na emergência, nomeadamente o Serviço Municipal de Proteção Civil, Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, Guarda Nacional Republicana, UCC e ACES Alentejo Central.

Reunião do conselho municipal de educação de Montemor-o-Novo

No dia 27 de fevereiro, pelas 16h00, na sala B.1.17 da Escola Secundária de Montemor-o-Novo, realizou-se uma reunião extraordinária do Conselho Municipal de Educação, para emissão de Parecer para integrar a última versão da Carta Educativa de Montemor-o-Novo.

Fez também parte da ordem de trabalhos a emissão de Parecer do Conselho Municipal de Educação para autorização excecional de funcionamento para o 1º CEB funcionar no ano letivo 2024-25 na EB nº 3 de Montemor-o-Novo e no JI/EB de Cabrela.

Todos os pareceres apresentados tiveram parecer positivo do Conselho Municipal de Educação e irão ser enviados para as Entidades que solicitaram os mesmos.